A 17 de Maio comemora-se o 150º aniversário do nascimento de Erik Satie (1866-1925).
Assinalando esta efeméride, a Antena 2 passa, ao longo do dia, peças para piano deste vanguardista compositor e pianista francês.
Das 7h00 às 24h00, e nos programas Império dos Sentidos, Boulevard, Vibrato,Baile de Máscaras e Ronda da Noite, escutamos a música de Erik Satie que tanto influenciou a vanguarda parisiense do começo do século XX, e artistas como Claude Debussy, Maurice Ravel, Francis Poulenc e Henri Sauguet.
Em Império dos Sentidos, a partir das 7h00, Paulo Alves Guerra conversa com Joana Gama, impulsionadora do projecto celebrativo SATIE.150.
SATIE.150 – uma celebração em forma de guarda-chuva é um programa que decorre ao longo de 2016, e que inclui uma série de concertos e outras iniciativas em diversos pontos do país, pela pianista Joana Gama, com o apoio da Antena 2.
Em SATIE.150, a pianista Joana Gama assinalando os 150 anos do nascimento de Erik Satie, apresenta um recital de piano, em que a obra do compositor francês é intercalada com a de compositores que com ele partilham o gosto pela desformalização da música, ainda que com resultados distintos: John Cage, grande admirador e divulgador da música de Satie, junta-se a nomes como Carlos Marecos, Arvo Pärt, John Adams e Alexander Scriabin, este último contemporâneo de Erik Satie e também amante do esoterismo.
Durante o ano de 2016, com o apoio da Antena 2, e através de uma série de eventos e concertos, Joana Gama leva SATIE.150 a doze localidades portuguesas:
7 Janeiro – Centro Cultural de Belém, Lisboa
27 Fevereiro – Centro Cultural Vila Flor, Guimarães
26 Março – Teatro de Vila Real
19 Abril – Festival Internacional de Música da Primavera, Viseu
6 Maio – Teatro Micaelense, Ponta Delgada
3 Junho – Auditório de Espinho
2 Julho – Centro Cultural Gil Vicente, Sardoal
25 Agosto – Festival Clássica em Cacela, Cacela Velha
24 Setembro – Musibéria, Serpa
1 Outubro – Teatro Lethes, Faro
11 Novembro – Cine-Teatro Avenida, Castelo Branco
3 Dezembro – Theatro Circo, Braga
Programa do Recital
Erik Satie – Sonneries de la Rose + Croix (Air du Grand Prieur)
John Adams – China Gates
Erik Satie – Gnossienne nº1
Carlos Marecos – Três Prelúdios sobre o Mar
Erik Satie – Gymnopédie nº1
Arvo Pärt – Für Alina
Erik Satie – Embryons Desséchés
John Cage – Dream
Erik Satie – Sonatine bureaucratique
Alexander Scriabin – Vers la flamme
Erik Satie – Cinéma
Debussy com Erik Satie, 1910.
Na casa de Debussy, na Avenue du Bois de Boulogne
(Ds workroom stock photo)
Outros eventos de SATIE.150
– Contextualizando a celebração em torno desta figura singular na História da Música, estão previstas palestras acerca de Erik Satie na escola (ou escolas) de música das cidades onde se realizarão os concertos.
– A interpretação da enigmática peça “Vexations” está prevista para a VI edição do Festival Jardins Efémeros em Viseu. Mais informações sobre a peça aqui.
– A 17 de Maio, dia de aniversário de Erik Satie, a Escola de Música do Conservatório Nacional e a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema associam-se às celebrações:
19h30 Salão Nobre
Sessão comemorativa do aniversário de Erik Satie
– Lançamento do livro Embryons desséchés / Embriões ressequidos, com a apresentação por Rui Miguel Ribeiro (Pianola Editores) e Joana Gama
– Edição especial da partitura da peça para piano Embryons desséchés de Erik Satie, coordenada por Joana Gama.
(Edição bilingue Português / Francês; tradução Mariana Pinto dos Santos e Rui Miguel Ribeiro; embriões desenhados por Luis Manuel Gaspar; edição da partitura por Tiago Cutileiro; arranjo gráfico por Eduardo Brito; Edição Pianola 13)
– Leitura de textos de Erik Satie por Nuno Moura
– Pequeno concerto de peças para piano de Erik Satie por Joana Gama
Suzanne Valadon (1867-1938), Erik Satie retratado pela sua amada, 1892 ou 93.
Também a Cinemateca Portuguesa, se associa às comemorações e apresenta uma sessão especial, pelas 21h30, de dia 17, exibindo dois filmes:
Entr’Acte [Intervalo] (França, 1924), de René Clair, com Erik Satie, Man Ray e Max Ernest.
Entr’Acte originalmente foi realizado para ser exibido no intervalo do espetáculo Relâche (“Teatro Fechado”), apresentado em 1924 pelos Ballets Suédois com música original de Satie e cenários de Picabia. Autêntico manifesto Dada, o filme (no qual há aparições de Picabia, Satie, Man Ray, Marcel Duchamp e do próprio René Clair, entre outros), avança por associações, sem narrativa direta, desembocando num funeral que se transforma em perseguição. Este filme é apresentado na versão com a música original de Erik Satie.
Esta primeira longa-metragem de Malick, que teve a sua estreia no Festival de Cinema de Nova Iorque, é um thriller inspirado num caso verídico que teve lugar nos anos cinquenta no sudoeste dos EUA, e ecoa o percurso de Bonnie e Clyde na década de trinta. Martin Sheen e Sissy Spacek formam o par de jovens que têm de enfrentar a oposição paterna para a sua união. Daí resulta o assassinato do pai da rapariga e, depois, uma série de crimes e uma feroz perseguição, com a imprensa a explorar o carácter passional dos acontecimentos.
É um dos títulos da vastíssima filmografia de obras que contam com música de Erik Satie na sua banda sonora, e será, dentro desse conjunto, um daqueles em que o surgimento dessa música tem um sentido mais poderoso.
Cinemateca Portuguesa
21H30 | Sala M. Félix Ribeiro
Erik Satie
em colaboração com SATIE.150
ENTR’ACTE | BADLANDS
duração total da sessão: 117 min | M/16
ENTR’ACTE
“Intervalo”
de René Clair
com Man Ray, Max Ernst, Erik Satie
França, 1924 – 22 min / versão musicada, com intertítulos em francês legendados eletronicamente em português
BADLANDS
Os Noivos Sangrentos
de Terrence Malick
com Martin Sheen, Sissy Spacek, Warren Oates
Estados Unidos, 1973 – 95 min / legendado em francês e eletronicamente em português