A Antena 2 homenageia o maestro e compositor Christopher Bochmann, no dia em que completa 75 anos, transmitindo uma Quinta Essência especial com uma entrevista ao homenageado conduzida por João Almeida.
8 Novembro | 13h00
13 Novembro | 05h00 (repetição)
Quinta Essência Especial
Um programa de João Almeida
Christopher Bochmann nasceu no Reino Unido no dia 8 de novembro de 1950, há 75 anos portanto, e vive há 45 em Portugal. Filho de pais violoncelistas, em criança viveu nove anos na Turquia. No Reino Unido começou por cantar no coro da St. George´s Chapel, no Castelo de Windsor, continuando os estudos no Radley College. Estudou também em França, nomeadamente com Nadia Boulanger, em Paris, antes de entrar para o New College na Universidade de Oxford, onde adquiriu os graus de Bachelor of Arts de honra e também o mestrado em musicologia. Depois disso, lecionou na Inglaterra e ainda no Brasil, durante dois anos, na Escola de Música de Brasília.
Em 1980 mudou-se para Lisboa, onde vive. Trabalhou primeiro como professor do Instituto Gregoriano e do Conservatório Nacional. A partir de 1985 ingressou na Escola Superior de Música de Lisboa da qual foi diretor durante seis anos e onde, durante 15 anos, coordenou o Curso de Composição.
Desde 1984 Christopher Bochmann é maestro titular da Orquestra Sinfónica Juvenil com a qual se apresentou em mais de 500 concertos. Com esta orquestra, gravou diversos CD’s com obras suas, para além de ter estreado várias outras. Foi finalmente professor catedrático da Universidade de Évora, onde foi Diretor da Escola de Artes de 2009 a 2017, aposentando-se em 2020.
Ao longo da carreira ganhou vários prémios de composição, nomeadamente o Prémio Lili Boulanger (duas vezes). Em 2004 foi-lhe atribuída a Medalha de Mérito Cultural do Ministério da Cultura de Portugal. Em 2005 foi agraciado com a “Order of the British Empire” pela Rainha Isabel II no Reino Unido.
Enfim, Christopher Bochmann é autor de uma ampla lista de obras para quase todos os géneros, música quase sempre atonal, por vezes complexa, e é também autor de numerosos arranjos e orquestrações.
Devemos-lhe, pois, um legado incrível que merece uma vénia de agradecimento e admiração da parte da Antena 2.
Parabéns maestro!
João Almeida