3 Abril | 21h00
Museu Nacional Grão Vasco, Viseu
Opus Duo
Recital de guitarra e violoncelo
Francisco Berény Domingues, guitarra
Tiago Azevedo e Silva, violoncelo
Programa
Isaac Albéniz (1860-1909) – Granada (Serenata)
Enrique Granados (1867-1916) – Danza Española nº 5 Andaluza op.37
Fernando Lapa (1950) – Plural VIII
Heitor Villa-Lobos (1887-1959) – Bachianas Brasileiras nº 5 – Aria (Cantilena)
Astor Piazzolla (1921-1992) – Nightclub 1960
Fernando Lapa (1950) – Melodia tradicional transmontana [dedicado ao Opus Duo]
Manuel De Falla (1876-1946) – Siete Canciones Populares Españolas:
– El paño Moruno
– Asturiana
– Nana
– Jota
– La vida Breve
Constituído por Francisco Berény Domingues (guitarra) e Tiago Azevedo e Silvia (violoncelo), o duo foi formado em 2019 e já realizou concertos em Paris, Trani (Itália), Florença (Itália), Lucerna (Suíça), e por diversos festivais em Portugal.
O ensemble teve a oportunidade de trabalhar com Filipe Quaresma, Paulo Gaio Lima, Afonso Fesh e Anja Lechner. Com uma atenção direcionada para o repertório ibérico, o duo tem vindo a trabalhar programa desde o século XX até aos dias de hoje tendo colaborado e feito encomendas a compositores portugueses como Fernando Lapa e Pedro Santos.
Transmissão direta
Apresentação: Pedro Ramos
Produção: Anabela Luís
Francisco Berény Domingues | Nasceu no Porto e iniciou os seus estudos musicais aos 11 anos. Frequentou o Curso de Música Silva Monteiro onde trabalhou com os professores Hugo Sanches, Paula Marques, Óscar Rodrigues e Pedro Rodrigues.
Participou em vários recitais e ministrou Masterclasses em Portugal, Espanha, França, Alemanha, Itália e Áustria, destacando-se a sua apresentação a solo na Sala Suggia (Casa da Música), Assembleia da República onde teve o papel de solista com a Orquestra Juvenil da Bonjóia, no Festival 20.21 Évora Música Contemporânea, Teatro do Rivoli e do Campo Alegre, no Festival de Guitar’Essone (França), Montjoie Musicale (Alemanha), na 32 TMSR para a RTP Palco, no festival Tocando las Estrellas (Espanha), entre outros.
Colaborou regularmente em iniciativas com a Associação Música e Esperança de Portugal e tem um duo ativo com o pianista Álvaro Teixeira Lopes e com o violoncelista José Tiago Azevedo e Silva (Opus Duo). Em adição, Francisco conta já com obras dedicadas ao próprio pelos compositores Amílcar Vasques Dias, Diogo Novo Carvalho, Pedro Rodrigues (no caso, dedicado ao trio de guitarras Trium) e Fernando Lapa (para o Opus Duo).
No contexto de masterclass contactou com Paula Marques, Michel Sadanovsky, Dejan Ivannovich, Margarita Escarpa, Pedro Rodrigues, Judicael Perroy, Marco Tamayo, Michalis Kontaxakis, Daniel Wolff, Fabiano Borges, Hubert Kappel, Zoran Dukic, Laura Young, Ricardo Gallén, Joaquín Clerch e Marcin Dylla.
Para além destas atividades Francisco participou em concursos onde obteve alguns prémios: 3º prémio na categoria superior do Concurso Internacional de Almada, 3º prémio no Concurso Internacional de Leiria, Menção Especial do Júri na IV Mostra Musical de Villagarcia de Arousa, o 1º prémio na categoria Superior no XX Concurso Internacional do Fundão, entre outros.
Berény concluiu a licenciatura em performance de guitarra e o mestrado em ensino da música na Universidade de Aveiro com Pedro Rodrigues. Em 2021 concluiu o Mestrado em Performance na classe de Laura Young na Universidade Mozarteum em Salzburgo com a nota máxima.
No ano de 2023, Francisco lançou o seu primeiro CD Salzburg Recital com a KNS.
No domínio do ensino, Francisco dá aulas desde os 16 anos, destacando o papel como docente nas escolas de ensino oficial: Curso de Música Silva Monteiro desde 2020 e no Conservatório de Música do Porto nos anos 2022/23 e 2023/24.
Tiago Azevedo e Silva | Foi laureado em vários concursos nacionais e internacionais que lhe deram a oportunidade de agendar concertos a solo com orquestra, bem como realizar recitais em festivais.
É, juntamente com Teresa Soares, Diretor Artístico do Porto Cello Festival desde 2022. Em 2020 fundou associação de voluntariado Sorrisos d’arte, uma associação com impacto social através da arte, da qual é o presidente.
Desde 2021 prossegue os seus estudos na Suíça na Luzern Musik Hochschule, na classe de Claudius Hermann, violoncelo solo da Ópera de Zürich. É também bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian desde 2021.
Tiago nasceu em 1999 e iniciou os seus estudos musicais com Ricardo Mota, na Academia de Música de Lisboa, onde estudou também com Marco Pereira, até entrar na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo que completou a Licenciatura com Filipe Quaresma no ano de 2020 com a nota máxima.
No âmbito de música de câmara, embarcou recentemente no Opus Duo com o guitarrista Francisco Berény, com o qual tem vindo a atuar em várias salas de espetáculo em Portugal e no estrangeiro, e é fundador do Ensemble Pessoa e Porto Cello Ensemble.
Desde cedo tem dado aulas privadas a alunos de todas as idades e já lecionou AMAC (Academia Musical dos Amigos das Crianças) antes de ir realizar o mestrado na Suíça.
Mais informações em Música da Primavera