O regulamento e inscrições para este concurso serão oportunamente divulgados no site da Antena 2.
A organização do PJM reserva-se o direito de fazer alterações nos programas aqui divulgados até à data de divulgação do regulamento oficial do concurso.
As provas pré-eliminatórias deverão ser enviadas apenas em formato áudio. As gravações deverão ser identificadas de acordo com as regras que serão oportunamente anunciadas com a divulgação do regulamento geral do concurso.
As provas eliminatórias decorrerão no Porto, Casa da Música, entre 18 e 24 de Julho de 2015.
As provas finais decorrerão em Lisboa, na Escola Superior de Música, entre 29 de Agosto e 3 de Setembro de 2015.
CATEGORIA A – SOLISTAS
OBOÉ – NÍVEL MÉDIO (para concorrentes nascidos a partir de 1 de Outubro de 1994)
Os vencedores do 1º Prémio Nível Médio em edições anteriores, independentemente da data de nascimento, não serão admitidos a concurso.
Pré-Eliminatória (por gravação áudio):
a) Uma peça à escolha entre:
– G. F. HAENDEL: Sonata em Dó menor HWV 366 Op.1 nº8 (Nova Music)
– G. P. TELEMANN: Sonata em Lá menor TWV 41:a3 (Amadeus ou Breitkopf)
b) Uma peça à escolha entre:
– B. BRITTEN: 3 das “6 Metamorfoses segundo Ovidio” Op.49 (Boosey & Hawkes)
– C. NIELSEN: “2 Phantasy Pieces” Op.2 (Hansen)
Eliminatória:
a) Luís FILIPE NETO: Peça solo – Encomenda PJM (edição a anunciar no mês de Janeiro)
b) Um concerto barroco à escolha entre:
– A. MARCELLO: Concerto em Ré menor (Musica Rara)
– G. F. HAENDEL: Concerto em Sol menor HWV 287 (Boosey & Hawkes)
c) Uma obra do repertório romântico à escolha entre:
– R. SCHUMANN: Adagio e Allegro (Billaudot ou IMP)
– J. W. KALLIWODA: “Morceau de Salon” (Musica Rara)
d) Uma obra do séc. XX à escolha entre:
– Antal DORATI: Números 1 e 2 das “Cinq pieces pour l’Hautbois” (Boosey & Hawkes)
– Witold LUTOSLAWSKI: “Epitaph” (1979) (Chester)
Final:
a) Obra contemporânea à escolha entre:
– Elliot CARTER: “Inner Song”
– EXTON: 3 peças para oboé solo (Chester)
– S. AZEVEDO: “Bergerettes 1” para oboé solo
b) Um concerto (memorizado) à escolha entre:
– MOZART: Concerto em Dó maior (Barenreiter/Henle)
– HAYDN: Concerto em Dó maior (Breitkopf)
– LEBRUN: Concerto no.1 em Ré menor (Schott)
– KROMMER: Concerto em Fá maior Op. 52 (Musica Rara)
– BELLINI: Concerto em Mib maior (Ricordi)
TROMPETE – NÍVEL MÉDIO (para concorrentes nascidos a partir de 1 de Outubro de 1994)
Os vencedores do 1º Prémio Nível Médio em edições anteriores, independentemente da data de nascimento, não serão admitidos a concurso.
Pré-Eliminatória (por gravação áudio):
a) Dois estudos de dois livros diferentes a escolher entre os seguintes:
– David UBER: “Solo Études”
– Phil SNEDECOR: 20 estudos do “Lyrical Études”
– Theo CHARLIER: 36 “Estudos Transcendentes”
b) Uma peça à escolha entre:
– Santiago BÁEZ: uma das “Piezas Andaluzas” para trompete e piano
•I. Bulerías del Guadalquivir
•II. Medianoche Circular
•III. Alborada
•IV. Rondo de la Candela
– Vassily BRANDT: “Concertpiece nº1”
– Vassily BRANDT: “Concertpiece nº2”
– Thomas BEVERSDORF: “Sonata” para trompete e piano
– Thorval HANSEN: “Sonata” para trompete e piano, Op.18
Eliminatória:
a) Jorge PORTELA: Peça solo – Encomenda PJM (edição a anunciar no mês de Janeiro)
b) Uma obra à escolha entre:
– Eugéne BOZZA: “Rustiques” para trompete e piano
– Joseph TURRIN: “Caprice” para trompete e piano
– Henri TOMASI: “Tryptique” para trompete e piano
– Halsey STEVENS: “Sonata” para trompete e piano
– Kent KENNAN: “Sonata” para trompete e piano
c) Uma obra à escolha entre:
– Théo CHARLIER: “Solo de concours”
– Karl PILLS: “Sonata” para trompete e piano
– Paul HINDEMITH: “Sonata” para trompete e piano
– Flor PEETERS: “Sonata” para trompete e piano
– Alexander AROUTIOUNIAN: “Aria and Scherzo”
Final:
a) Uma obra para trompete solo composta a partir da segunda metade do séc. XX
b) Um concerto (memorizado) à escolha entre:
– Alexander AROUTIOUNIAN: “Concerto”
– Oskar BOHME: “Concerto em Fá menor, op.108”
– Joseph HAYDN: “Concerto em Mib maior”
– Johann Nepomuk HUMMEL: “Concerto em Mib maior, S.49”
– Ida GOTKOVSKY: “Concertino”
SAXOFONE – NÍVEL SUPERIOR (para concorrentes nascidos a partir de 1 de Outubro de 1989)
Os vencedores do 1º Prémio Nível Superior em edições anteriores, independentemente da data de nascimento, não serão admitidos a concurso.
Pré-Eliminatória (por gravação áudio):
a) Uma obra à escolha entre:
– Pierre SANCAN: “Lamento et Rondo” (Ed. Durand)
– Claude PASCAL: “Sonatine” (Ed. Durand)
– Paul CRESTON: “Sonate” (Ed. Shawnee Press)
– Roger BOUTRY: “Divertimento” (Ed. Alphonse Leduc)
b) Um estudo à escolha constante no seguinte livro:
– Eugéne BOZZA: “Études Caprices” (Ed. Alphonse Leduc)
Eliminatória:
a) Daniel DAVIS: Peça solo – Encomenda PJM (edição a anunciar no mês de Janeiro)
b) Uma obra à escolha entre:
– Carlos Filipe CRUZ: “Krisis” (Ed. Scherzo)
– Lino GUERREIRO: “Ostinatus” (Ed. AVA)
– Sérgio AZEVEDO: “Quatro Peças Breves” (Ed. AVA)
– Tiago DERRIÇA: “Sonata” (Ed. AVA)
– Luís CARDOSO: “Insomnia”
c) Uma obra à escolha entre:
– Alfred DÉSENCLOS: “Prélude, Cadence et Finale” (Ed. Alphonse Leduc)
– Edison DENISOV: “Sonate” (Ed. Alphonse Leduc)
– William ALBRIGHT: “Sonata” (Ed. Peters)
– Takashi YOSHIMATSU: “Fuzzy Bird Sonata” (Ed. Billaudot)
– Jindrich FELD: “Sonata” p/ sax. alto (Ed. Leduc)
– Bruno MONTOVANI: “L’incandescence de la Bruine” p/ sax. soprano (Ed. Henri Lemoine)
– Marcel MIHALOVICI: “Chant Premier” p/ sax. tenor (Ed. Heugel)
– Leon STEIN: Sonata p/ sax. tenor (Southern Music Co.)
– Robert LEMAY: “Trou Noir” p/ sax. barítono (Opus102)
– Harald GENZMER: “Rhapsodie” – toda a obra p/ sax. barítono (Ries & Erler, Berlin)
Final:
a) Uma obra livre (a tocar em saxofone à escolha) para saxofone solo
b) Uma obra completa (memorizada) à escolha entre:
– Henry TOMASI: “Concerto” (Ed. Alphonse Leduc)
– Lars-Erik LARSSON: “Konsert” (Ed. Carl Gehrmans, Sweden)
– Heitor VILLA-LOBOS: “Fantasia” p/ sax. soprano ou tenor (Southern Music Publishing Company)
– Frank MARTIN: “Ballade pour saxophone et orchestra” (Ed. Universal)
– Alexander GLAZUNOV: “Concerto” (Ed. Alphonse Leduc)
– Jaques IBERT: “Concertino da Câmara” (Ed. Alphonse Leduc)
– Jacob ter VELDHUIS: “Tallahatchie Concerto” (Ed. Donemus/Muziek Centrum NL)
VIOLA D’ARCO – NÍVEL SUPERIOR (para concorrentes nascidos a partir de 1 de Outubro de 1989)
Os vencedores do 1º Prémio Nível Superior em edições anteriores, independentemente da data de nascimento, não serão admitidos a concurso.
Pré-Eliminatória (por gravação áudio):
a) 1º andamento (com cadenza) de um concerto à escolha entre:
– Franz Anton HOFFMEISTER
– Carl STAMITZ (em Ré maior)
b) Johann S. BACH – Dois andamentos à escolha entre:
– uma das Suites para violoncelo solo
– uma das Sonatas e Partitas para violino solo (transcrição para viola solo)
Eliminatória:
a) Hugo Vasco REIS: Peça solo – Encomenda PJM (edição a anunciar no mês de Janeiro)
b) Uma sonata completa com piano à escolha entre:
– Johannes BRAHMS: “Sonata Op.120 nº1
– Johannes BRAHMS: Sonata Op.120 nº2
– Paul HINDEMITH: Sonata Op.11 nº4
– Paul HINDEMITH: Sonata Op.25 nº4
– Paul HINDEMITH: Sonata 1939
– Dmitri CHOSTAKOVITCH: Sonata Op.147
– Henri VIEUXTEMPS: Sonata op.36
– Franz SCHUBERT: Sonata Arpeggione
– Rebecca CLARKE: Sonata
c) Uma peça à escolha entre:
– G. ENESCO: “Concertpiece”
– S. PROKOFIEV: “Romeu e Julieta” (transcrição Borisovsky) –
Introduction, Juliette Enfant, Danse des Chevaliers
– J. S. BACH / Z. KODALY: “Fantasia Chromatica”
Final:
a) Uma obra de escolha livre, escrita a partir da segunda metade do séc. XX (duração aprox. 10′)
b) Um concerto memorizado à escolha entre:
– William WALTON
– Bela BARTOK
– Paul HINDEMITH: Kammermusik 5
– Paul HINDEMITH: Der Schwanendreher
– Krzysztof PENDERECKI
– Alfred SCHNITTKE
VIOLONCELO – NÍVEL SUPERIOR (para concorrentes nascidos a partir de 1 de Outubro de 1989)
Os vencedores do 1º Prémio Nível Superior em edições anteriores, independentemente da data de nascimento, não serão admitidos a concurso.
Pré-Eliminatória (por gravação áudio):
a) Johann S. BACH: Prelúdio + um andamento de uma das três últimas Suites para Violoncelo Solo
b) Luigi BOCCHERINI: uma Sonata (completa)
Eliminatória:
a) Luís LOPO: Peça solo – Encomenda PJM (edição a anunciar no mês de Janeiro)
b) Uma Sonata (completa) à escolha, entre:
– Ludwig van BEETHOVEN (exceptuando as duas primeiras sonatas)
– Johannes BRAHMS
– Franz SCHUBERT
c) Uma obra à escolha, entre:
– Anton DVORAK: Rondo, Op.94
– Claude DEBUSSY: Sonata em Ré menor
– Bohuslav MARTINU: Variações Rossini
– Igor STRAVINSKY: Suite Italiana
– Piotr I. TCHAIKOVSKY: Pezzo Capriccioso, Op.62
Final:
a) Uma obra (ou parte) da 2ª metade do séc. XX / séc. XXI (duração máxima de 10 minutos)
b) Um concerto (memorizado) à escolha entre:
– Joseph HAYDN: Concerto em Ré maior, Hob. VIId/3
– Joseph HAYDN: Concerto em Dó maior
– Robert SCHUMANN: Concerto em Lá menor, Op.129
– Anton DVORÁK: Concerto em Si menor, Op.104
– Dmitri CHOSTAKOVITCH: Concerto nº1 em Mi bemol maior, Op.107
– Dmitri CHOSTAKOVITCH: Concerto nº2, Op.126
– Fernando LOPES-GRAÇA: Concerto de Câmara
– Edward ELGAR: Concerto em Mi menor, Op.85
– Sergei PROKOFIEV: Sinfonia Concertante
– Dmitri KABALEVSKY: Concerto nº 2, Op.77
– Piotr I. THCAIKOVSSKY: Variações sobre um tema Rococo, Op.33
CANTO – NÍVEL SUPERIOR (para concorrentes nascidos a partir de 1 de Outubro de 1987)
Os vencedores do 1º Prémio Nível Superior em edições anteriores, independentemente da data de nascimento, não serão admitidos a concurso.
Pré-Eliminatória (por gravação áudio):
a) Um lied (*) à escolha
(*) O termo lied é entendido na sua acepção mais abrangente, podendo os candidatos interpretar canções em diferentes idiomas
b) Uma ária de ópera à escolha
Nota: as provas têm de ser cantadas em dois idiomas diferentes
Eliminatória:
a) Carlos GARCIA: Encomenda PJM (edição a anunciar no mês de Janeiro)
b) Um lied à escolha
c) Uma ária de oratória à escolha
d) Uma ária de ópera à escolha
Notas:
– As provas têm de ser cantadas em três idiomas diferentes
– A duração total das obras apresentadas em a) b) c) e d) é de um máximo de 25 minutos
– O repertório da Eliminatória não pode incluir obras que já tenham sido apresentadas na Pré-eliminatória
Final:
a) Dois lieder à escolha (pelo menos um dos sécs. XX/XXI)
b) Uma ária de oratória à escolha
c) Uma ária de ópera até ao séc. XIX
d) Uma ária de ópera dos sécs. XX/XXI
Notas:
– As provas têm de ser cantadas em quatro idiomas diferentes, incluindo o português.
– A duração total das obras apresentadas em a) b) c) e d) é de um máximo de 30 minutos.
– O repertório da Final não pode incluir obras que já tenham sido apresentadas nas fases anteriores do concurso.
CATEGORIA B – MÚSICA DE CÂMARA
Para agrupamentos até sextetos (inclusive)
Nível Superior (para concorrentes nascidos a partir de 1 de outubro de 1989)
Os vencedores do 1º Prémio Nível Superior em edições anteriores, independentemente da data de nascimento, não serão admitidos a concurso.
Nível Médio (para concorrentes nascidos a partir de 01 de outubro de 1996)
Os vencedores do 1º Prémio Nível Médio em edições anteriores, independentemente da data de nascimento, não serão admitidos a concruso. Estes, no entanto, podem concorrer na Categoria B | Nível Superior.
Nota: não são aceites candidaturas baseadas na média etária dos elementos integrantes dos agrupamentos.
Pré-Eliminatória (por gravação áudio):
Um andamento de duas ou três obras, de carácter e época diferentes. A duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 10 minutos e um máximo de 25 minutos. O Júri pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo estipulado.
Eliminatória:
a) (alínea obrigatória) Uma obra completa, de época à escolha
b) (alínea obrigatória) Parte de outra obra, de carácter e época diferentes
c) (alínea opcional) Mais uma obra ou parte, de carácter e época diferentes
A duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 20 minutos e um máximo de 35 minutos. O Júri pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo estipulado.
Final:
a) Uma obra ou parte, de autor português – duração aprox. de 10 minutos
b) Uma obra completa
c) (alínea opcional) Mais uma obra ou parte, de carácter e época diferentes
A duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 25 minutos e um máximo de 45 minutos. O Júri pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo estipulado.
Obs.:
• O repertório da Eliminatória não pode incluir obras (nem andamentos diferentes das mesmas obras) que já tenham sido apresentadas na Pré-eliminatória.
• O repertório da Final não pode incluir obras (nem andamentos diferentes das mesmas obras) que já tenham sido apresentadas nas fases anteriores do concurso.
• O repertório para as três provas deve proceder de obras originais.
• Todas as peças nas três fases da competição têm de ser interpretadas pela totalidade dos elementos do grupo.
• Todos os instrumentos do agrupamento devem ter idêntico grau de protagonismo (não são aceites, por exemplo, obras em que um dos instrumentos seja acompanhador).
Nota 1: O PJM criou uma base de dados com obras de autores portugueses dos séculos XX-XXI, disponível para consulta no site do PJM.
Nota 2: O PJM reserva o direito de limitar a admissão a formações de câmara cuja estrutura seja compatível com as possibilidades logísticas da organização do Prémio.
CATEGORIA C – MÚSICA BARROCA
Para agrupamentos até sextetos (inclusive) para concorrentes nascidos a partir de 1 de Outubro de 1986
Os vencedores desta categoria em edições anteriores, independentemente da data de nascimento, não serão admitidos a concurso.
Pela segunda vez desde a sua criação, o Prémio Jovens Músicos leva a concurso a categoria de Música Barroca. Pretende-se, assim, dinamizar e incentivar a prática historicamente informada e, simultaneamente, reconhecer a importância do ensino e aprendizagem da música deste período, dando oportunidade de participação às diferentes realidades dos estabelecimentos de ensino em Portugal. Neste contexto, nesta edição do concurso, a categoria C é aberta tanto a grupos formados por instrumentos antigos como a grupos formados por instrumentos modernos.
1) São aceites a concurso:
a) formações instrumentais e/ou vocais
b) dois a seis elementos
2) Repertório:
a) obras de aprox. 1600 a aprox. 1750
b) tocado em instrumentos antigos ou modernos (opcional)
c) Lá 440 ou 415, exatamente
3) A organização do concurso disponibiliza os seguintes instrumentos:
Provas Eliminatórias (Porto, Casa da Música)
– 1 Órgão positivo
– 1 Cravo construído por Michael Walker, 1989
Modelo: Franco Flamengo “petit ravalement”
Tessitura: Sol0-Mi5, com transpositor para La=415, 440Hz
Dois teclados com acoplador Francês
Três registos (8′ 8′ 4′)
– Alaúde
Provas Finais (Lisboa, Escola Superior de Música)
– 1 Cravo Neupert
Modelo: Blanchet
com 2 manuais
com transpositor
afinação 415 / 440
– 1 Cravo Neupert
Modelo Antunes
com 1 manual
com transpositor
– 1 Órgão positivo Claude Armand
Nota: os candidatos podem utilizar instrumentos diferentes desde que assumam a responsabilidade de aluguer, transporte, afinação e seguros dos mesmos.
4) Não se aceitam transcrições. Porém, em casos excecionais, os candidatos podem submeter propostas à apreciação do júri. Esses pedidos deverão ser devidamente justificados e feitos no ato de inscrição (online, no sítio da Antena 2).
5) Cada grupo deve especificar para cada peça:
a) autor
b) título
c) data de composição
d) instrumentação
e) duração
6) afinação, temperamento – deverá ser Vallotti para as formações com cravo e/ou órgão.
7) Estrutura das provas:
Pré-Eliminatória (por gravação áudio):
a) Programa livre a partir de duas obras diferentes, com andamentos contrastantes
A duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 10 minutos e um máximo de 15 minutos. O Júri pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo estipulado.
Eliminatória:
a) Uma obra completa
b) Parte de outra obra, de carácter contrastante
A duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 15 minutos e um máximo de 20 minutos. O Júri pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo estipulado.
Final:
a) (alínea obrigatória) Duas obras contrastantes (completas)
b) (alínea opcional) Parte de outra obra, de carácter contrastante
A duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 25 minutos e um máximo de 35 minutos. O Júri pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo estipulado.
Obs.:
• O repertório da Eliminatória não pode incluir obras (nem andamentos diferentes das mesmas obras) que já tenham sido apresentadas na Pré-eliminatória.
• O repertório da Final não pode incluir obras (nem andamentos diferentes das mesmas obras) que já tenham sido apresentadas nas fases anteriores do concurso.
• Todas as peças nas três fases da competição têm de ser interpretadas pela totalidade dos elementos do grupo.