6, 13 e 14 Outubro | 18h00
Apresentação e Realização: André Cunha Leal
Produção: Susana Valente
Ciclo Lyric Opera of Chicago
Vicenzo Bellini | Norma
Para saber mais sobre esta récita, clicar aqui.
Norma
Ópera em 2 atos
Música de Vincenzo Bellini (1801-1935)
Esta ópera foi estreada no Teatro alla Scala, em Milão, a 26 de Dezembro de 1831.A primeira récita foi uma deceção para Bellini que esperava uma receção entusiástica similar às que anteriormente apresentara naquele teatro, o que não ocorreu. Contudo, nas sequentes apresentações, o interesse do público foi crescendo, tornando-se num sucesso.
Na Primavera de 1930, Bellini fora convidado pelo empresário do Teatro alla Scala para compor duas óperas para a temporada seguinte, uma para o Outono e outra para o Carnaval do ano seguinte. O compositor escolheu a tragédia do dramaturgo francês Alexandre Soumet "Norma, ou o Infanticídio", que estava a ter grande êxito no Teatro Odeon em Paris. O papel principal destinava-se à cantora italiana Giuditta Pasta, considerada uma das maiores do seu tempo. O papel de Norma é, de facto, tido como um dos mais difíceis de toda a História da Ópera, e não apenas da ópera italiana.
Para saber mais sobre os antecedentes e argumento desta ópera, clicar aqui.
13 Out. | 18h00
Georges Bizet | Carmen
Ópera em quatro atos
Música de Georges Bizet (1838-1875)
Libreto de Henri Meilhac (1831-1897) e Ludovic Halévy (1834-1908)
Logo após a sua publicação em 1845, Carmen, a novela de Prosper Merimée foi rotulada de chocante e escandalosa. Trinta anos mais tarde, Georges Bizet estreia a "sua" Carmen no Teatro Nacional da Ópera Cômica, em Paris, três meses antes de morrer. Esta é, desde então, uma das óperas mais frequentemente encenadas em todo o mundo. A história da cigana que enfeitiça os homens mas que não hesita em morrer em nome da liberdade e do amor, permanece como um dos mais impressionantes e imutáveis mitos contemporâneos que lidam com a misteriosa natureza da Mulher.
Para saber mais sobre o argumento desta ópera, clicar aqui.
Piotr Ilich Tchaikovsky | Eugen Onegin
Ópera em 3 atos
Música de Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840-1893)
Libreto de Tchaikovsky e de Konstantin Shilovsky, baseado em Eugene Onegin, romance em verso de Alexander Pushkin, publicado em 1831.
Esta é a 6ª ópera de Tchaikovsky, escrita e composta durante nove meses, entre Maio de 1877 e Fevereiro de 1878. Para a estrear, o compositor russo exigiu que a récita ficasse a cargo duma companhia de Estudantes do Conservatório, pois no seu entender, só eles possuíam as qualidades necessárias para o sucesso da ópera: cantores bem formados e disciplinados que saibam representar com naturalidade; uma cenografia que retrate fielmente o ambiente da época, sem luxos supérfluos; um coro de intérpretes que se impliquem na acção; e um maestro que seja também um director musical.
Para saber mais sobre o argumento desta ópera, clicar aqui.