A Antena 2 estreia a 8 de Julho uma nova série do programa Caleidoscópio, intitulada As Mulheres de Puccini, da autoria de Pedro Miguel Nunes. Até 30 de Setembro.
"As Mulheres de Puccini“, composto por treze episódios, aborda não só a sua vida pessoal, as óperas e a sua relação conturbada e apaixonada com as mulheres, como também onze personagens a que Puccini (1858-1924) deu musicalmente vida, obcecado que era pelo universo feminino.
Os primeiros dois episódios – focados na vida do compositor – centram-se na relação com as mulheres, e são, também, um meio de dar ao conhecer ao grande público a sua música instrumental.
Os restantes onze episódios condensam onze personagens femininas de destaque – Turandot, Suor Angelica, Floria Tosca, Magda de Civry, Musetta, Liú, Manon Lescaut, Tigrana, Butterfly, Minnie e Mimi – que, no seu todo, englobam praticamente todos os aspetos do mundo feminino: a mulher dura e frígida, a mulher religiosa e devota, a mulher possessiva e dominadora, a mulher fútil amante dos luxos e das festas, a mulher mimada, a mulher apaixonada e louca, a mulher serpente, a mulher doce e inocente, a mulher determinada e corajosa e, por fim, a mulher dedicada e frágil.
Pedro Miguel Nunes
Programas
Prog. 1 | 7 Out.
Para ouvir, clicar aqui.
Prog. 2 | 14 Out.
Para ouvir, clicar aqui.
Personagens de Ópera (análise)
Para ouvir, clicar aqui.
é Licenciado em Canto (ESMAE – IPP) e em Estudos Portugueses (FCSH), Mestre em Música – Interpretação em Canto (Universidade de Évora) e em História Medieval (FCSH) e também Doutorado em Música e Musicologia, variante Interpretação – Canto (Universidade de Évora). Em termos artísticos, aperfeiçoou-se com grandes nomes do Canto Lírico tais como Montserrat Caballé, Teresa Berganza, Jose van Dam, Francisco Lazaro e Yvonne Minton e trabalhou com prestigiados docentes, tais como Helmut Lips (Escola Superior Música Estugarda), Laura Sarti e Lorraine Nubar (Julliard School). Nos últimos anos e ao longo do seu Doutoramento, tem trabalhado regularmente com a grande soprano portuguesa Elsa Saque. Tem interpretado grandes papéis do Bel Canto e da Ópera Romântica tais como Toreador (Carmen), Valentin (Fausto), Rodrige (Don Carlo), Jago (Otello), Conde Malatesta (Don Pasquale), Conde Tomsky (Dama de Espadas), Príncipe Yeletsky (Dama de Espadas), Oneguin (Evgueni Oneguin) e Fígaro (Barbeiro de Sevilha), bem como da Ópera Barroca e Clássica, tais como Rinaldo (Händel), Orfeo e Euridice (Gluck), L’Incoronazione di Poppea (Monteverdi) e diversas personagens mozartianas, tais como Papageno (A Flauta Mágica), Bartolo (As Bodas de Fígaro), Dom João (Don Giovanni) e Fígaro (As Bodas de Fígaro). É, também, um apaixonado pela Oratória e pela Música Sacra, tendo já cantado importantes obras como os Stabat Mater de Vivaldi, Rossini e Pergolesi, o Nisi Dominus de Vivaldi, árias e recitativos das Paixões de Bach, o Magnificat de Bach, o Lamento de Christoph Bach, o Salve Regina em Fám de Pergolesi, o Requiem de Mozart e a Missa Solemnis de Beethoven, etc. O seu percurso artístico já o levou a cantar pela Europa, principalmente em França, Espanha, Rússia, Itália, nalguns dos mais importantes Festivais de Música. Em Portugal, fundou o Ensemble Vox Angelis, com o qual já realizou mais de 400 Concertos nas melhores salas de espectáculo do país, trabalhando com mais de 140 Câmaras Municipais Portuguesas.