O quarto episódio da nova série de Gira Discos assinala os 30 anos de The Art of the Trio Volume One de Brad Mehldau e propõe um breve panorama pela discografia deste pianista.
Brad Mehldau, que chegou a passar pelo sexteto de Joshua Redman, formou um primeiro trio no início dos anos 90. A formação sofreu um ajuste e, em janeiro de 1996, quando o músico gravou o seu sexto álbum, apresentava-se com o próprio Brad Mehldau ao piano, Larry Grenadier no contrabaixo e o espanhol Jorge Rossy na bateria.
Foi este o trio que ouvimos na estreia do ciclo The Art of The Trio, há precisamente 30 anos, abrindo uma série que envolveu depois Live at the Village Vanguard: The Art of the Trio Volume Two em 1997, Songs: The Art of the Trio Volume Three em 1998, Art of the Trio 4: Back at the Vanguard em 1999 e, a fechar, Progression: The Art of the Trio, Vol. 5, no ano 2000.
A passagem dos 30 anos sobre a edição de The Art of the Trio Volume One, onde se escuta uma versão para o clássico Blackbird dos Beatles, é o mote para uma viagem que o Gira Discos faz através da obra do pianista, recordando também colaborações com figuras como a mezzo-soprano sueca Anne Sofie Von Otter ou Chris Thile, experiências de diálogo e admiração pela música de Bach ou Fauré, discos de música orquestral ou uma recente homenagem a Eliott Smith.
Nuno Galopim