O episódio desta semana de A Voz das Cores, da autoria de Andrea Lupi, é dedicado ao inquietante e poderoso Autoretrato de Aurélia de Souza, classificado como Tesouro Nacional e que integra o acervo do Museu Nacional Soares dos Reis , no Porto.
Auto Retrato com casaco vermelho, de Aurélia de Souza
Unanimemente considerada uma obra-prima do autorretrato em Portugal, o retrato que Aurélia de Souza terá pintado por volta de 1900 tardou a ser reconhecido. Para isso contribuíram diferentes fatores, entre os quais a incompreensão dos seus contemporâneos, que acabariam por ditar o isolamento da pintora e a sua falta de interesse em promover o seu trabalho.
Décadas depois, Aurélia de Souza foi finalmente reconhecida em toda a sua grandeza, o que se refletiu numa exposição no Museu Nacional Soares dos Reis no centenário da sua morte e num catálogo raisonné disponibilizado no site do museu.
Aurélia de Souza (1866-1922)
Pintura “Auto-retrato” (1900)
Alt. 45,6 x Larg. 36,4
© Museu Nacional Soares dos Reis
Créditos fotográficos: MMP | ADF | MNSR
O inquietante e poderoso retrato é o ponto de partida para um programa com música de Luiz Costa, César Franck, Cláudio Carneyro, Sofia Gubaidulina e Elisabeth Kuyper.
Andrea Lupi