de Nova Iorque
1 Abril | 18h00
Florestan: Klaus Florian Vogt (T)
Leonore: Adrianne Pieczonka (S)
Rocco: Falk Struckmann (B)
Marzelline: Hanna-Elisabeth Müller (S)
Jaquino: David Portillo (T)
Don Pizarro: Greer Grimsley (B-BT)
Don Fernando: Günther Groissböck (B)
Coro e Orquestra do Metropolitan
Direção de Sebastian Weigle
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Transmissão em direto
a partir de The Metropolitan Opera de Nova Iorque
Realização e Apresentação: André Cunha Leal
Produção: Susana Valente
Fidelio
Ópera em dois atos
Música de Ludwig van Beethoven (1770–1827)
Libreto de Joseph Ferdinand Sonnleithner (1776-1835) e Georg Friedrich Treitschke, baseado no libreto de Léonore ou L’Amour Conjugal (1798), peça em "prosa entremeada de canto", de Jean-Nicolas Bouilly.
Fidelio é a única ópera de Beethoven, composta no auge da sua maturidade artística.
A primeira versão, com 3 atos, foi apresentada a 20 de novembro de 1805 no Theater an der Wien (Viena), com o título Fidelio, oder die eheliche Liebe (Op. 72), mas não obteve uma boa recepção por parte do público, e as apresentações foram suspensas.
Uma nova versão em apenas dois atos, e com o libreto revisto pelo seu amigo Stephan von Breuning, foi apresentada no ano seguinte, a 26 de março de 1806, com o título de Leonore (Op. 72a), mas também não acolheu uma recepção favorável.
Somente 8 anos depois, em 1814, a pedido do Theater am Kärntnertor, Beethoven voltou a trabalhar em Fidelio, com a colaboração no libreto de Georg Friedrich Treitschke, tornando-a mais teatral. A versão definitiva foi apresentada naquele ano, a 23 de maio.
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