Temporada Metropolitan Opera
de Nova Iorque
9 Dezembro | 18h00
Daniel Catan / Marcela Fuentes-Beráin | Florencia en el Amazonas
Música de Daniel Catan
Libreto de Marcela Fuentes-Beráin
Florencia: Ailyn Pérez (S)
Rosalba: Gabriella Reyes de Ramírez (S)
Paula: Nancy Fabiola Herrera (MS)
Arcadio: Mario Chang (T)
Alvaro: Michael Chioldi (BT)
Riolobo: Mattia Olivieri (BT)
Capitão: Greer Grimsley (B-BT)
Coro e Orquestra do Metropolitan
Direção de Yannick Nézet-Séguin
Para ler mais sobre esta récita, clicar aqui.
Transmissão em direto
a partir de The Metropolitan Opera de Nova Iorque
Realização e Apresentação: André Cunha Leal
Produção: Susana Valente
Florencia en el Amazonas
Ópera em 2 atos
Música de Daniel Catan
Libreto de Marcela Fuentes-Beráin, inspirado no romance O amor em tempos de cólera de Gabriel García Márquez
A estreia mundial desta ópera ocorreu a 25 de Outubro de 1996, no Teatro Wortham, em Houston.
É a primeira ópera em língua espanhola no Met em quase um século e a terceira na história deste palco. É também a primeira ópera no Met do compositor mexicano (1949-2011), cuja libretista, Marcela Fuentes-Berain (1955), também é originária da Cidade do México.
Interpretada em espanhol e inspirada no realismo mágico de Gabriel García Márquez, a ópera do compositor mexicano Daniel Catán de 1996 conta a fascinante história de uma diva da ópera brasileira que regressa à sua terra natal para atuar no lendário teatro de ópera de Manaus e procurar o seu amado, perdido no Amazonas.
A estreia no Met é protagonizada pela soprano Ailyn Pérez, no papel de Florencia Grimaldi, e sob a direção de Yannick Nézet-Séguin, que dirige esta nova e apaixonada produção de Mary Zimmerman, que leva o misterioso e mágico reino do Amazonas, ao palco do Met.
Um distinto elenco de artistas interpreta os companheiros de viagem da diva no barco no rio rumo a Manaus, incluindo a soprano Gabriella Reyes, como a jornalista Rosalba; o baixo barítono Greer Grimsley, como capitão do barco; o barítono Mattia Olivieri, como enigmático primeiro imediato; o tenor Mario Chang, como Arcadio, o sobrinho do capitão; a mezzo-soprano Nancy Fabiola Herrera e o barítono Michael Chioldi, como a dupla de Paula e Álvaro.
No início do século XX, um barco a vapor navega pelo rio Amazonas em direção a Manaus, sede da lendária ópera no coração da selva brasileira. A bordo está a grande diva Florencia Grimaldi, que supostamente vai (incógnita) a um compromisso no teatro, mas na realidade procura desesperadamente o seu querido Cristóbal, um caçador de borboletas desaparecido na selva. A bordo também se encontra um casal de média idade que discute constantemente, uma jornalista que está a trabalhar numa biografia da diva e uma enigmática figura que parece conhecer todos no barco, entre outros. Durante a viagem, a jornalista chamada Rosalba, inexplicavelmente, deita ao rio as suas anotações de pesquisa. O marido de meia-idade cai à água e aparentemente está à beira da morte, mas os gritos de desespero da sua mulher salvam-no milagrosamente. A força da natureza manifesta-se em tempestades violentas, enquanto a ameaça silenciosa da cólera paira sob a superfície.
Fotos Met Opera