Temporada de Concertos Antena 2
29 Novembro | 19h00
Auditório do Liceu Camões
Entrada gratuita
João Pedro Coelho | Crónicas
João Pedro Coelho, piano
Bernardo Moreira, contrabaixo
André Sousa Machado, bateria
Programa
Apresentação do álbum Crónicas
Coral nº 1 e On the Rocks
Três Caminhos
O Fim das Coisas
O Poeta
Tralha
A História de João Apóstolo
Oferenda em Sol
Crónicas é o disco de estreia do pianista João Pedro Coelho. Gravado em Novembro de 2021, conta com a participação de Bernardo Moreira no contrabaixo e André Sousa Machado na bateria. Surgiu de uma necessidade de cristalizar em formato áudio algumas composições do músico que viajam pelos universos do jazz, música erudita e música popular portuguesa explorando as inúmeras possibilidades que o clássico formato de trio (piano + contrabaixo + bateria) oferece.
Transmissão direta
Apresentação: João Almeida
Produção: Anabela Luís, Cristina do Carmo
João Pedro Coelho | Nascido em 1993, começou a tocar piano aos 7 anos e com 18 acaba o curso de piano no conservatório com 18 valores. Depois de se interessar pelo jazz aquando de um workshop no CCB, ingressa na Licenciatura em Jazz e Música Moderna da Universidade Lusíada. Durante esse período, estuda com Filipe Melo e João Paulo Esteves da Silva.
Conquistou o 2º lugar ex-aequo no Prémio Jovens Músicos 2013, em duo com Gonçalo Neto. Depois disso, em 2013, muda-se para Amesterdão onde se licencia de novo, desta feita, no Conservatorium van Amsterdam.
Regressa a Lisboa em 2016 para se estabelecer como músico de presença assídua nos sítios de jazz mais emblemáticos da cidade, onde toca regularmente, como o Palheta, o Bom, Mau e o Vilão, o Titanic sur Mer, ou o Hot Clube de Portugal. Foi também solista convidado com a Orquestra de Jazz de Matosinhos em Março de 2019.
Integra grupos importantes da cena jazzística do país como o quarteto de Ricardo Toscano, com quem gravou e esgotou salas como a Culturgest ou o CCB, o Trio de Jazz de Loulé (que recebeu convidados como Mário Laginha, Julian Arguelles, Perico Sambeat ou Mônica Salmaso) “Elas e o Jazz”, ‘Canções de Ilha Deserta’ com Marta Garrett, Pedro Moreira Quinteto e o Sexteto do Hot Clube.
Nos últimos anos colaborou e partilhou o palco com músicos e grupos importantes do panorama atual como Nelson Cascais, Teresinha Landeiro, Rick Margitza, Bruno Pernadas, André Fernandes, Afonso Pais, entre outros.
Bernardo Moreira | Começou os estudos musicais com 16 anos, tendo frequentado a Academia dos Amadores de Musica de Lisboa e estudado com Fernando Flores, Niels-Henning Ørsted Pederson, Rufus Reid e Reggie Workman.
Paralelamente à sua carreira de músico é atualmente professor da Escola de Jazz do Hot Club de Portugal
Com o Quarteto de Mário Laginha apresentou-se na Europália (Bélgica e Luxemburgo). Ainda com este músico e com Julian Argüelles fez nessa altura uma tournée em Inglaterra. Tocou ainda com os lendários Benny Golson, Curtis Fuller e Eddie Henderson numa série de concertos de homenagem a Art Blakey. Em 1993 realizou uma digressão nos Estados Unidos com o Moreiras Quinteto e o vibrafonista Steve Nelson, tocando no Festival Internacional de Jazz da Carolina do Norte.
Participou em concertos com Norma Winstone e Conrad Herwig e fez vários espetáculos em Espanha com o lendário Art Farmer, Ricky Ford e a cantora italiana Maria Pia de Vito. Realiza ainda concertos com a Orquestra Metropolitana de Lisboa como solista convidado.
Nos anos seguintes destaca-se a gravação do CD Luandando com Freddie Hubbard para além de concertos e gravações com os saxofonistas Steve Slagle e Rick Margitza. Entre 1996 e 1997 participa no Festival de Jazz de Serralves, com o Quarteto de Enrico Rava; no Festival de Jazz da Gulbenkian, com a Big Band do Hot Club e a cantora Maria João e no Jazz Num Dia de Verão, com o Moreiras Quinteto. Para além disso efectuou vários concertos no país com Rich Perry, Jimmy Owens, Bruce Barth e Phil Markowitz.
No Festival de Jazz de Guimarães integrou a All Star Big Band dirigida por Michael Gibbs com músicos como Perico Sambeat, Mário Laginha, João Moreira, Nguyên Lê, Martin France e Julian Argüelles. No Jazz em Agosto de 99 na Acarte, com a Big Band do Hot Club, participa numa homenagem a Duke Ellington ao lado do convidado Mark Turner.
Relizou digressões com Benny Golson e Big Band do Hot Club Portugal, para além de ter apresentado o seu novo projeto musical Homenagem a Carlos Paredes no Festival de Jazz de Coimbra em Novembro do ano 2000. Participou na apresentação da suite Viagens, integrando o septeto de Pedro Moreira no Festival de Jazz de Guimarães e na Culturgest em Lisboa.
A sua discografia inclui Luandando do Moreiras Quinteto com Freddie Hubbard (Movieplay), Encontro em Lisboa com a participação de Eddie Henderson (Movieplay), Tudo Muda – Bernardo Moreira Trio com Steve Slagle (Movieplay) e discos de Maria Viana, Big Band Hot Club Portugal (com Benny Golson, Curtis Fuller e Eddie Henderson), Nanã Sousa Dias, Quarteto de Mário Laginha, Trio de Carlo Morena com Rick Margitza, Paulo Gomes e Fátima Serro.
André Sousa Machado | Nasceu no Porto em 1963 e iniciou os seus estudos de bateria em 1980 na Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal, tendo como professores o contrabaixista José Eduardo e o baterista/percussionista José Martins. Em 1985 frequentou a Academia dos Amadores de Música onde concluiu o 5º ano de Formação Musical.
Frequentou e participou em diversos workshops dirigidos e lecionados por músicos de renome internacional sendo de salientar os dos bateristas Kenny Washington e Alan Dawson (Projazz New York All Stars de 1991 e 1993, respectivamente); Paul Motian; Dom Famularo; Carl Palmer; do guitarrista John Abercrombie; e do saxofonista David Liebman.
Ao longo da sua carreira acompanhou diversos músicos conhecidos do panorama jazzístico internacional, tais como Tete Montoliú, Steve Slagle, Phil Markowitz, Conrad Herwig, Andy Shepard, Karl Berger, Benny Golson, Akiko Pavolka, Matt Pavolka, assim como músicos nacionais de onde se podem destacar António Pinho Vargas, Mário Laginha, Bernardo Sassetti, Carlos Barreto, Bernardo Moreira, Paula Oliveira, Marta Hugon, Pedro Moreira, André Fernandes, Jorge Reis, entre outros.
Entre 1984 e 1992 integrou a banda do cantor/compositor Fausto, com quem trabalhou regularmente. Entre 2000 e 2003 fez parte da banda da cantora/compositora Mafalda Veiga. Atuou e acompanhou também artistas como Vitorino, Sérgio Godinho, e Brigada Vítor Jara. Foi baterista da Orquestra do Hot Clube de Portugal desde a sua formação até 2011.
Atualmente integra diversos grupos e projetos musicais de onde se destacam: o compositor e flautista Rão Kyao, com quem tem tocado regularmente desde 2002, o sexteto do guitarrista Nuno Costa, quinteto do guitarrista Bruno Santos, Big Band L.U.M.E., Marta Hugon, NoA e sPiLL.
A sua atividade estende-se também à pedagogia tendo, como professor de bateria, lecionado em diversas escolas de música.
Fotos Jorge Carmona / Antena 2