Temporada de Concertos Antena 2
13 maio | 19h00
Auditório do Museu do Oriente
Entrada gratuita
Pedro Borges
Recital de piano
Programa
Franz Schubert – Momentos musicais D780
Claude Debussy – Images I, L. 110
Manuel de Falla – Fantasia Baetica
Este recital apresenta um repertório que abrange obras de três importantes compositores da história da música ocidental. Ouviremos, no início, os Momentos Musicais de Franz Schubert, uma série de peças curtas, que personificam a essência romântica do século XIX. Escritas em momentos diferentes, a terceira e quarta peça foram escritas em 1824, respetivamente, enquanto as restantes não deverão ter sido escritas antes de 1828, pouco antes de Schubert as ter reunido, na coletânea que conhecemos hoje, para a sua publicação. Sendo impossível dissociar Schubert e o Lied do século XIX, os Momentos Musicais são como que um pequeno ciclo de canções, onde, embora durando cerca de metade do tempo do que as obras canónicas como Viagem de Inverno ou A Bela Moleira, o grau de beleza lírica e a profundidade emocional mantém-se idênticos, envolvendo-nos numa viagem metafísica densa sobre a natureza da existência humana.
Contrastando, apresenta-se de seguida as Images de Claude Debussy, uma obra inovadora no que toca à expansão dos limites da tonalidade tradicional que já vinha a ser feita até então. Ouviremos, nesta obra, escalas modais, escalas de tom inteiro e escalas pentatónicas, criando assim harmonias inovadoras capazes de produzir, juntamente com a sua textura rica e a exploração de novas técnicas pianísticas, um mundo sonoro único e etéreo, característico da liberdade expressiva e imaginação pitoresca da música de Debussy.
Por último, ouviremos a Fantasia Baética de Manuel de Falla, compositor andaluz, discípulo do compositor que o antecede neste programa. Atualmente pouco tocada em público, não deixa, ainda assim, de ser um marco importante na literatura pianística. Encomendada e estreada por Arthur Rubinstein em 1919, a obra é duma elevada dificuldade técnica e musical, visto ser composta de muitas figuras flamencas, nomeadamente guitarrísticas, difíceis de serem adotadas com a mesma pureza para o teclado, requerendo uma imaginação sonora apurada e uma sensibilidade fina para com os vários elementos da cultura do cante jondo andaluz. Fantasia Baetica, cujo nome refere-se à região do sul da Península Ibérica entre Andaluzia, Estremadura e Algarve, é uma obra que ecoa a alma apaixonada e os ritmos ardentes do flamenco, e que marca o encontro entre tradição e modernidade na música do século XX.
Transmissão direta
Apresentação: Pedro Ramos
Produção: Anabela Luís, Reinaldo Francisco
Pedro Borges | Nascido em Vila Nova de Gaia, é um valor em ascensão no panorama musical português. Ingressou no Conservatório Regional de Gaia aos seis anos de idade, e, doze anos mais tarde, termina o oitavo com distinção, sob a orientação de Rui Pintão. De seguida, Pedro é admitido na classe de Miguel Borges Coelho, na ESMAE, com quem estuda durante quatro anos. Concluídos os estudos na ESMAE, Pedro muda-se para a Suíça para estudar com o cobiçado Claudio Martínez-Mehner na Hochschule für Musik em Basileia. É aceite na classe de música de câmara de Anton Kernjak e trabalha com ambos num processo longo e profundo durante seis anos. Recentemente, concluiu os estudos na Hochschule für Musik Hanns Eisler em Berlim, na classe do conceituado pianista Kirill Gerstein. Participou em masterclasses de Ferenc Rados, Rita Wagner, Leonidas Kavakos, Marta Zabaleta, Heinz Holliger, Anthony Marwood, Serghei Covalenco, entre outros.
Durante o seu percurso, foi distinguido com vários prémios nacionais e internacionais, a destacar a bolsa de estudos Steinway & Sons de Berlim, o Prémio Novos Talentos Ageas no Porto, e o Kiefer Hablitzel Göhner Musikpreis em Berna.
Atua regularmente em Portugal, Espanha e Suíça. Entre os palcos de prestígio europeu nos quais já atuou destacam-se a Casa da Música do Porto, o CCB em Lisboa, o Muziekgebouw em Amsterdão, e o Palau de la Música Catalana em Barcelona.
Em 2018 e 2019 é convidado pelo director artístico do festival Yellow Barn para diversos concertos de música de câmara na cidade de Putney, nos EUA. Pisou o palco com personalidades musicais importantes, a destacar o violinista Anthony Marwood em quarteto, o pianista Pedro Burmester a quatro mãos, bem como o violoncelista John Myerscough, com quem colaborou estreitamente com o compositor australiano Brett Dean e a sua obra Huntington Eulogy.
Paralelamente à sua atividade como concertista, Pedro é professor de piano na Musikschule Riehen em Basileia, cidade onde reside desde 2016.