O episódio desta semana da Banda Sonora destaca uma longa-metragem de Jean Renoir, com Jean Gabin, Pierre Fresnay, Eric Von Stroheim e Dita Parlo. A Grande Ilusão tem banda sonora original assinada pelo húngaro József Kozma (1905-1969), que colaborou com Jean Renoir em vários outros filmes, entre os quais a curta de 1936 Partie de Campagne ou La Bête Humaine (1938”).
Estreado em 1937, A Grande Ilusão apresenta-nos uma história passada entre oficiais francês detidos pelos alemães em plena I Guerra Mundial. Entre um campo de prisioneiros e uma imponente fortaleza, a trama desenha projetos de fuga, mas explora sobretudo as diferenças de classe entre personagens, notando a existência de maiores afinidades entre um dos protagonistas, um aristocrata francês, e um oficial alemão, afinal mais próximo dos seus hábitos e vivências do que os compatriotas com quem ali partilha o quotidiano.
Nascido a 22 de outubro de 1905 em Budapeste, Kozma estudou com Bela Bartók e, mais tarde, já em Berlim, com Hans Eisler. Mudou-se para Paris em 1933, onde conheceu Jacques Prévert que, por sua vez o apresentou a Jean Renoir com quem começou a colaborar pouco depois. Durante a ocupação alemã foi levado para fora de Paris e impedido de compor. Todavia continuou a assinar música, não a assinando em nome próprio.
Depois de 1945 retomou a atividade com outro fulgor, não apenas no cinema, mas também criando obras para os palcos de teatro, de bailado e de concerto. A sua obra inclui oratórias, óperas e também canções. Aqui, e em parceria com Jacques Prévert, a sua música chegou a vozes como as de Yves Montand ou Juliette Gréco.
Banda Sonora é um programa de Mafalda Serrano que a Antena 2 apresenta aos domingos pelas 16h00 e segundas às 13h00. Os episódios estão disponíveis na plataforma RTP Play.