FOLIO – Festival Internacional de Literatura de Óbidos
Sobre ele há muitas coisas que já sabemos.
Há tanto que ver.
"O Folio é uma grande festa dos livros e do pensamento. O que mais sobressai é a diversidade – vamos ter autores provenientes de países muito diferentes, da Islândia ao México, passando por Cabo Verde e África do Sul. Autores com experiências e projetos literários muito distintos. Contudo, existe alguma unidade nessa diversidade. Este ano temos um fio comum, que une muitas das mesas do Folio Autores, a Utopia; além disso o evento mantém a identidade lusófona, reforçando a ligação ao Brasil.
Iremos discutir temas da actualidade, como a situação política no Brasil e a necessidade de novas utopias; o futuro da Europa, após a saída do Reino Unido da UE, ou o falhanço da utopia lusotropicalista. Debateremos também o colapso da crítica literária, as ligações entre o jornalismo e a literatura e a construção e o lugar do romance histórico.
É difícil escolher quais serão as mesas mais interessantes. Há as conversas com personalidades muito conhecidas, como o V. S. Naipaul, o Ion Kalman Stefánson e o Salman Rushdie. Mas também teremos autores extraordinários, que raramente visitam Portugal, como o poeta e ativista sul-africano Breyten Breytenbach, e o mexicano Juan Pablo Villalobos.
A delegação brasileira é um luxo: Eucanaã Ferraz, António Prata, Bernardo de Carvalho, Luís Ruffato, Andrea Del Fuego (Prémio José Saramago), Miguel Sanches Neto, e Aguinaldo Silva. Ferraz, Prata e Ruffato lançarão títulos novos durante o evento. Teremos ainda os angolanos José Sousa Jamba, Djaimilia Pereira de Almeida e a cantora e compositora Aline Frazão. A literatura portuguesa estará igualmente muito bem representada, com nomes como Afonso Cruz, Dulce Maria Cardoso, Isabela Figueiredo, Pedro Mexia, Luísa Costa Gomes, Jacinto Lucas Pires, Richard Zimler e Ana Margarida de Carvalho, entre tantos outros.
Quero muito ouvir o que Breytenbach tem a dizer sobre a utopia das independências africanas, ao lado de um nome histórico do nacionalismo angolano, o Adolfo Maria. Quero ouvir o romancista Bernardo de Carvalho debater com a Alexandra Lucas Coelho a atual situação da literatura brasileira e o futuro do Brasil. Quero ouvir o Luís Ruffato a debater os caminhos da literatura latino-americana com o Juan Pablo Villalobos. Quero ouvir o Afonso Cruz, a conversar com a brasileira Andrea del Fuego, sobre o lugar do fantástico na literatura. Destaco ainda a mesa com a Djaimilia, o Miguel Gullander e a Isabela Figueiredo, sobre autoficção e memórias de África." (José Eduardo Agualusa)
21h00 – 22h30 | Tenda de Autores
suscitando.
Outros destaques: a instalação de Rui Horta sobre utopia, o espectáculo que Júlio Resende e Salvador Sobral criaram a partir dos poemas ingleses de Fernando Pessoa, Camané a cantar Tom Jobim, e claro, o dia dedicado a Ruy Belo: será 1 de Outubro." (Anabela Mota Ribeiro)
Folio Folia | Antena 2 sugere …
Todos os dias
Exposição : Duarte Belo – Tempo pintado – revisitar Ruy Belo
Museu Municipal (desde 21 de Julho)
Exposição : Júlio Pomar – Dom Quixote – Obras do Atelier Museu
22 Setembro
15h00 | Óbidos Lounge
17h00 – 18h45 | Óbidos Lounge
Cinema: Cartas de Guerra, de Ivo Ferreira
Desenhos digitais ao vivo do universo Filipe Seems
Preço 12 €
23 Setembro
Aula : Hélder Macedo sobre Camões
Helder Macedo@Fabio Pinto/Observador
24 Setembro
Aula : José Gil sobre a Utopia em Fernando Pessoa
25 Setembro
11h00 -12h00 | Óbidos Lounge
Aula : Maria Filomena Molder sobre Amadeo e Flaubert
26 Setembro
Folio Ilustra | Curadora Mafalda Milhões
"O FOLIO ILUSTRA é o lugar das narrativas extraordinárias, dos encontros alegres, da educação do olhar, da ilusão, da relação e da ousadia que evoca todos os sentidos para a leitura.
Utopia, Festa, Encontro, Cor, Invenção, Fantasia, Leitura, Alegria, são as palavras que servem de inspiração para um encontro de linguagens, traços, vozes ilustradas que se farão ouvir, ver e sentir durante duas semanas de folia.
A presença especial de Jutta Bauer marca esta segunda edição trazendo a Óbidos a Utopia através da cor, das emoções e do encontro com o álbum ilustrado.
A Utopia Cromática é uma peça inédita que merece toda a atenção, prevê-se um momento único e irrepetível capaz de desenganar quem pensa que a literatura de imagens não mexe por dentro. A Utopia Cromática leva-nos a um lugar de encontro entre som e cor, uma ilha improvável onde um piano é testemunho um diálogo vibratório e dinâmico entre teclas e pinceis, entre timbre e pigmentos e entre ritmo e movimento. É uma conversa encenada entre cores, sons e pincéis a nossa maior homenagem a Thomás Morus, a Cervantes e a todos utopianos." (Mafalda Milhões)
Participação especial de Jutta Bauer
e ainda: Ana Biscaia, Ana Seixas, André da Loba, André Neves, Anna Laura Cantone, Bernardo Carvalho, Fernanda Fragateiro, Guridi, Helena Zália, João Fazenda, Margarida Botelho, Marina Palácio, Marta Torrão, Natalina Cóias, Paul Hardman, Paulo Galindro, Rachel Caiano, Susa Monteiro, Teresa Cortez, Yara Kono, e Catarina Sobral com Cachimbos e Cartas de Amor
17h00 | Largo de Santiago
com Fernando Santos, piano, Paulo Galindro, pincel-soprano, e Marc Parchow, trincha-tenor
Ilustração, Livros, Teatro, Conversas, Contos
com a presença de: Raúl Guridi, Natalina Cóias, Anna Laura Cantone, André da Loba, Margarida Botelho, Xerefé, Postas de Pescada e Ana Biscaia, Helena Zália, Paulo Condessa, Beatriz Braga, Marina Palácio, Zélia Évora, Francisco Vaz Da Silva, Laboratório de Histórias com Rute Rosa e Sérgio Vieira, Hihihi! com Joana Sobral e Rafael Lourenço, Conto por Ponto com Margarida Junça, Mafalda Milhões, Katia Gilaberte, Marta Torrão, Trulé – Teatro de Marionetas, Carlos Marques, Livraria Histórias com Bicho, outros ilustradores, autores, atores, músicos e contadores de histórias.
Afinal o Caracol
Teatro para bebés com Andante – Associação Artística
Entrada por ordem de chegada. Sessão limitada a 26 lugares
"Folio é festa, literatura, confluência, abertura. Fresta no tempo para descobrir e aprender, refazer ideias com novas incertezas. Dias plenos de palavras a inventar, a recusar ou a revisitar, como a palavra Utopia, tema primeiro em dois mil e dezasseis em Óbidos. Ninguém deve comparecer, não é obrigação nem agenda obrigatória. Gostaríamos que fosse devoção e gosto, e que venham mesmo de vontade!
Destaco na programação do FOLIO EDUCA
– duas das oficinas, sempre com e para alunos de escolas, os Oceanutópicos com Miguel Horta e as Utopias privadas com Luís Mourão;
– duas das tertúlias, a que debate Utopias e Distopias, com os convidados de Teresa Calçada, no dia 29, e a que revisita referências do pensamento pedagógico português do Séc. XX, Arquimedes da Silva Santos, Rui Grácio, Delfim Santos e João dos Santos, dinamizada por Maria Emília Brederode, no dia 30;
– no Seminário Internacional dos dias 1 e 2 de outubro:
• a mesa sobre Literacia e Cidadania em Tempo Digital, dinamizada por Manuela Pargana da Silva, coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, com Carlos Lopes, de Portugal, Anna Maria Tammaro, de Itália, Lucy Santos Green, dos Estados Unidos da América
• o painel de encerramento, Utopia e Literacia, de Thomas More ao Próximo Futuro, comentado por Justino Magalhães, com Fátima Vieira e Albert Boekhorst
• os desafios de leitura da Utopia de André Gago, da Raquel Lima e do grupo Segue-me à Capela."
Tertúlia : Imaginar Territórios Leitores
Dinamizadora: Sandra Monteiro (Diretora do Le Monde Diplomatique – ed. portuguesa)
Intervenientes: Maria Helena Melim Borges (Fundação Calouste Gulbenkian. Diretora do Programa de Língua e Cultura Portuguesas), Manuel Aires Mateus (Aires Mateus arq.), Gui Castro Felga (Porto Worst Tours / Associação Simplesmente Notável)
Tertúlia : O Jardim das Delícias – Artes, Literatura e Educação, a partir da obra de Hieronymus Bosch
Dinamizadora: Helena Vasconcelos (Escritora e promotora do livro e da leitura)
18h00 – 19h30 | Livraria da Adega
Tertúlia : Utopia e Distopia
Dinamizadora:
Teresa Calçada
Intervenientes: Anselmo Borges (Fac. Letras da Universidade de Coimbra, Sociedade Missionária Boa Nova) e Olga Pombo (Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa)
30 Setembro
Dinamizadora: Maria Emília Brederode Santos (Conselho Nacional de Educação)
Intervenientes: Domingos Morais (Instituto de Estudos de Literatura e Tradição, Universidade Nova de Lisboa),
Emílio Salgueiro (ISPA)
Folio Mais | Curador José Pinho
"FOLIO Mais, o que é?
É o FOLIO dos editores, livreiros e outros parceiros. Chegam mais tarde, reclamam os ausentes, propõem novidades. E sabem que encontram espaços de liberdade: o programa e a cidade.
Uma feliz conjugação de factores permitiu-nos acolher numa curta unidade de tempo uma enorme diversidade e quantidade de propostas: mais de 120 com mais de 500 participantes.
Também por isso, e em apenas dois anos, o FOLIO passou a ser considerado o maior festival literário que se realiza entre nós e um dos maiores e melhores a nível mundial.
E este ano, tem um outro ideal.
E muito mais livros.
E até o livro Harry Potter e a criança amaldiçoada quis vir ser lançado nos dias do Folio.
Para a meia-noite do dia 23, na livraria de Santiago e nas livrarias da vila, na estação da CP e dentro da carruagem, a Ler Devagar preparou uma noite mágica para os fãs do Harry Potter. A não perder.
E muito Mais.
O Folio 2016 também tem Mais matemática, Mais cartazes, Mais livros para comer, Mais biblioterapia, Mais troca de livros. E tem Mais encadernação e máquinas de impressão. E Mais gente a falar de utopias e utopias a falar com jornalistas e jornalistas a falar delas.
E um comboio literário expresso: Lisboa-Torres-Óbidos.
Da estação do Rossio sai diariamente para Óbidos, duas vezes em cada sentido, um Comboio Literário Folio para satisfação dos que preferem fazer uma viagem tranquila sem as preocupações do: «se conduzir não beba»." (José Pinho)
15h17 e 00h35 – Óbidos>Rossio
Comboio Literário – Exposição, Workshops, Livros e Poesia
Museu Nacional da Imprensa
Improvisos sobre a palavra cantada
Mesa Redonda e apresentação Paulo Lima, Tiago Pereira, Rapper (a confirmar), Ricardo Ribeiro
Moderação: Vítor Belanciano
Os editores propõem: O Comboio do Luxemburgo, de Irene Flunser Pimentel
Apresentação de Eduardo Lourenço e José António Pinto Ribeiro
Para consultar toda a programação e aceder a outras informações, clicar aqui.