15 a 26 Março
MONSTRA | Festival de Animação de Lisboa
Em março, doze dias de animação non stop com a… MONSTRA.
Para ouvir a entrevista de Fernando Galrito,
diretor artístico do Festival, a Paulo Alves Guerra
no programa Império dos Sentidos, clicar aqui.
Desde 2000, a MONSTRA | Festival de Animação de Lisboa tem como grande objetivo celebrar a transversalidade artística, promover o encontro entre pessoas de diferentes artes e transmitir novos olhares estéticos, usando como base a linguagem mais pluridisciplinar que conhecemos: o Cinema de Animação.
No ano em que se comemora o centenário do cinema de animação nacional, a MONSTRA volta a andar à solta por Lisboa, e quando se contam 480 anos da chegada dos portugueses à terra do sol nascente, o Japão é o país homenageado.
A edição deste ano tem a maior representação portuguesa de sempre em competição. Vão ser exibidos mais de 400 filmes de todos os cantos do globo (perto de 50 países representados), dos quais 8 estreias mundiais, 17 internacionais e 70 nacionais.
Este evento de destaque no panorama cultural lisboeta, nacional e internacional, tem o seu epicentro no Cinema São Jorge, irradiando as suas sessões na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, Cinemateca Júnior, UCI El Corte Inglés e Cinema City Alvalade. Para além dos filmes, engloba exposições, masterclasses e outros encontros com muitos convidados especiais.
Esta partilha do universo mágico e ilimitado da animação, começa dia 15 de março, na Sociedade Nacional de Belas Artes, com a inauguração da exposição site-specific do artista e realizador alemão Raimund Krumme.
O centenário da animação portuguesa marca os dias do festival, num olhar demorado à
história da animação em Portugal, através de diferentes estéticas. Há 100 anos, o ilustrador Joaquim Guerreiro assinou o primeiro filme animado que se conhece, O Pesadelo do António Maria. Um século depois, Ice Merchants do realizador João Gonzalez (em exibição e em 3 competições nesta MONSTRA), é a primeira produção do país nomeada para um Óscar.
A projeção de filmes deste caminho histórico é complementada por duas exposições: uma na Cinemateca, dedicada aos primórdios da animação, com originais dos primeiríssimos filmes e de outros mestres; e outra no Museu da Marioneta, com a apresentação de marionetas e cenários originais de filmes em estreia: Casa de Guardar o Tempo, de Joana Imaginário, Casaco Rosa, de Mónica Santos, e a longa-metragem Nayola, de José Miguel Ribeiro. Alguns originais de filmes icónicos da animação de marionetas portuguesas como A suspeita, AXL Rose, Azeitonas, Das Gavetas Saem Sons, vão ser apresentados.
A homenagem dos quase 500 anos de amizade com o país do Sol Nascente, passa por uma viagem que se inicia com os pioneiros da animação do Japão, do início do século XX até aos nossos dias. São 14 longas e mais de meia centena de curtas-metragens, com destaque para a estreia mundial de um filme realizado expressamente para a MONSTRA por jovens japoneses, e apresentado com música ao vivo.
Destaque especial também, fora da competição, para o programa que revela criações vindas de países que partilham a língua portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal), AnimaCPLP.
Como habitualmente, há as diversas competições que vão envolver mais de 300 filmes:
– a de Longas metragens que apresenta, entre outras, duas obras portuguesas, Nayola, de José Miguel Ribeiro, e Os Demónios do Meu Avô, de Nuno Beato, e uma co-produção entre França, Itália e Suíça, o filme em stopmotion No Dogs or Italians Allowed, de Alain Ughetto.
– a de Curtas metragens, onde se destacam dois nomeados para os Óscares: Ice Merchants, do português João Gonzalez, e The Flying Sailor, das canadienses Amanda Forbis e Wendy Tilby.
– o Prémio SPA/Vasco Granja, com 13 curtas nacionais na corrida
– e ainda, as competições Perspetivas, Curtas-metragens de Estudantes, Curtíssimas e MONSTRINHA.
Conheça aqui toda a Programação da Monstra.