VI Festival de Música Dom Fernando Mascarenhas
Música e património
De 22 a 24 de maio de 2025
Palácio Marquês da Fronteira
Entrada gratuita
mediante reserva em loja.fronteira-alorna.pt
Folias, fantasias e algo mais
O Palácio Fronteira é um dos exemplos mais fascinantes do património português.
Este edifício inserido no Parque Florestal de Monsanto alberga verdadeiros tesouros da arte portuguesa, pintura, azulejaria, estatuária, mobiliário, decoração, porcelana. É sem dúvida um lugar mágico que, talvez por não estar no centro da cidade (ou na zona de Belém), passou relativamente despercebido durante décadas, fora dos roteiros dominantes da agenda cultural e do turismo de Lisboa.
Em certo sentido trata-se, pois, dum segredo bem guardado, revelado sobretudo a partir dos anos 90 por ação de Dom Fernando Mascarenhas (1945-2014). O 12º Marquês de Fronteira foi um homem que cultivou o conhecimento, empenhado na preservação do riquíssimo património das Casas de Fronteira e Alorna, aberto igualmente à tradição e à inovação, dedicado à divulgação tanto do legado clássico como do mundo contemporâneo. Foi uma personalidade de curiosidade insaciável e duma afabilidade e gentileza que granjeou simpatia e admiração nos mais diversos recantos da cultura portuguesa, das artes plásticas à literatura, da música erudita ao fado, da filosofia à história, atividades que dinamizou aproveitando o maravilhoso espaço que lhe serviu de casa, hoje diariamente percorrido por visitantes extasiados.
Este festival, que chega agora à sexta edição, homenageia a figura de Dom Fernando Mascarenhas, a sua paixão eclética pelos diversos saberes, pelo património, pela criação artística.
A programação pretende dar a conhecer ao mesmo tempo este local e a tradição musical que melhor o poderá ilustrar. Desvendaremos, pois, com a ajuda da nobre arte dos sons, uma amostra significativa dos mais belos recantos deste magnífico palácio, hoje habitado pelo 14º Marquês, D. António Mascarenhas, assumido herdeiro do espírito cosmopolita e hospitaleiro do homem que dá o nome ao festival.
Assim temos 6 concertos com diversos agrupamentos de referência que procuram potenciar a beleza deste recinto, tanto fora como dentro de portas. Em jeito de boas vindas, contamos com a atuação inicial, no átrio de entrada, do Coro Infanto-Juvenil da Universidade de Lisboa sob a direção criativa de Erica Mandillo.
Revelamos o talento do Trio Jakob, formado por jovens músicos cujo virtuosismo assentará sem mácula no cenário da Sala Juno, enquadrada por tocantes pinturas de Domenico Pellegrini, o grande mestre italiano que deixou a sua marca na Lisboa de oitocentos.
No Tanque dos Esses, ao ar livre, soará o quinteto 100 Caminhos, misturando a ressonância dos metais com o cenário frondoso da natureza e do encantador fontanário que empresta o nome ao lugar.
O esplendor da história ressaltará com mais fulgor dos enormes painéis de azulejos na Sala das Batalhas quando soar a música do Ensemble Americantiga.
Na maravilhosa varanda dos deuses, escutaremos, sob o nártex duma pequena capela, exemplos de belas folias concebidas no renascimento, interpretadas pelo Spirito dell’Anima.
E finalmente contaremos, no desfecho do festival, com a atuação dos Solistas da Camerata Atlântica, um quinteto de cordas com acordeão, que dará vida à Sala Loggia, uma das mais luminosas e acolhedoras do palácio.
Para melhor desfrutarmos deste espaço habitado pela história e por autênticas preciosidades, contaremos ainda com três curtas conferências na inspiradora Biblioteca do Palácio, com peritos que nos ajudarão a entender o recinto que acolhe o festival.
Não esquecemos os jardins que poderemos conhecer em pormenor, nos seus variados recantos, durante uma visita guiada, ressuscitando, através duma pequena encenação, a memória de membros notáveis da família que ergueu este lugar.
Tudo isto à mão de semear em três dias de deleite para os nossos sentidos. Um modo de homenagear a vida e a beleza, tal como cultivadas pelo vulto que empresta o nome a este festival, Dom Fernando Mascarenhas.
Todos os concertos, tal como as conferências, são de entrada livre, com inscrição prévia online, e serão transmitidos em direto na Antena 2, canal da rádio pública, parceiro da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna na realização deste evento.
Programação
5ª feira | 22 maio | 18h00
Átrio de entrada
Concerto | Coro Infanto-Juvenil da Universidade de Lisboa
Coro Infanto-Juvenil da Universidade de Lisboa
Direção de Erica Mandillo
Programa
Gioacchino Rossini (1792-1868) – La Passeggiata
Joseph Haydn (1732-1809) – Alles hat seine Zeit
Gabriel Fauré (1845-1924) – Madrigal
Benjamin Britten (1913-1976) – The Balad of Little Musgrave and Lady Barnard
Claudio Monteverdi (1567-1643) – Hor Ch‘ el Ciel e la Terra
Claudio Monteverdi (1567-1643) – Lasciatemi morire
Fernando Lopes Graça (1906-1994) – Ai, ó ai, meu Bem (Algarve)
Fernando Lopes Graça (1906-1994) – Três Esconjuros
Contra os maus Encontros
Contra os maridos Transviados
Contra as Trovoadas
Jukka Linkola (1955- ) – Primitive Music
I. The Sunrise
II. Work Song
III. The Candle Song
IV. The Ritual Dance
V. The Joiku
Soila Sariola (1977) – Pakkanem
5ª feira | 22 maio | 19h00
Biblioteca
Conferência sobre Património I
Com Teresa Albuquerque, José Pedro Serra e António Mascarenhas
Moderação de João Almeida
5ª feira | 22 maio | 20h00
Sala Juno
Concerto | Trio Jakob
Manuel de Almeida-Ferrer, violino
Carla Peña Romero, violoncelo
Carlos Marín Rayo, piano
Programa
F. Schubert – “Sonatensatz” para trio com piano em Si-bemol Maior, D. 28
J. Turina – “Círculo…” fantasia para trio com piano, op. 91
I. Amanecer
II. Mediodía
III. Crepúsculo
G. Fauré – Trio com piano em Ré menor, Op. 120
I. Allegro ma non troppo
II. Andantino
III. Allegro vivo
6ª feira | 23 maio | 18h00
Tanque dos Esses
Concerto | 100 Caminhos
Quinteto de metais
João Moreira e Carolina Alves, trompete
Luís Vieira, trompa
Hugo Assunção e Joaquim Rocha, trombone
Programa
Joseph Horovitz (1926-2022) – Music Hall Suite
Soubrette Song
Trick-Cyclists
Adagio Team
Soft-Shoe-Shuffle
Les Girls
Anne Victorino D’Almeida (1978) – Fantasia Campestre Op. 85
Telmo Marques (1963) – Golden Rock Spell
António Victorino D’Almeida (1940) – Fantasia Op. 70
6ª feira | 23 maio | 19h00
Biblioteca
Conferência sobre Património II
Com Teresa Andresen, José Meco e Helena Mascarenhas
Moderação de João Almeida
6ª feira | 23 maio | 20h00
Sala das Batalhas
Concerto | Ensemble Americantiga
Patrick Oliva e Raquel Cravino, violino
José Carlos Araújo, cravo
Direção de Ricardo Bernardes
Programa
Folias instrumentais
Arcangelo Corelli (1653-1713) – Trio sonata op. 2, XII
Ciaccona, Largo – Allegro
Alessandro Scarlatti (1660-1725) – Partite sopra l’aria della Folia, para cravo solo
Giovanni Battista Vitali (1632-1692) – Trio sonata Op. 5, I
Allegro – Grave – Allegro – Grave – Vivace
Pedro Lopes Nogueira (1686-c.1770) – Folias, para violino solo e contínuo
Gabriel Fernandes Trindade (1799-1854) – Dueto concertante nº 2 p/ violinos, em sol maior
Georg P. Telemann (1681-1767) – Fantasia em si bemol maior, TWV 40:14, para violino solo
Antonio Vivaldi (1678-1741) – La Follia, Trio sonata em ré menor, RV 63
Sábado | 24 maio | 16h00
Visita encenada & poesia
[Sem transmissão em antena]
Sábado | 24 maio | 18h00
Capela Nartex
Concerto | Spirito dell’Anima
Eunice Abranches d’Aguiar, soprano
Ana Sousa, viola da gamba
Pedro Martins, viola de 5 e 6 ordens (ou vihuela e guitarra barroca)
Programa
Luis Milán (c.1500-c.1561)
El Maestro – Valência, 1536
Fantasia 1
Domenico Bianchini (c.1510-c.1576)
Intabolatura de lauto – Veneza, 1546
La cara cosa
Juan del Encina (1468-1529)
Cancionero Musical de Palacio, E-Mp 1335 (comp. c.1465-1520)
Amor con Fortuna
Jacques Arcadelt (1507-1568)
Il primo libro de’ madrigali a 4 voci – Veneza, 1539
O felici occhi miei
Diego Ortiz (c.1510-c.1576)
Tratado de Glosas – Roma, 1553
Recercada primera e segunda sobre “O Felici Occhi Miei”
Marco dall’Aquila (c.1480-1544)
D-Mbs MS 266 (comp. c.1550-1570)
La Cara Cossa
Anónimo
Cancioneiro de Elvas, P-Em 11793 (comp. c.1560-1570)
Que he o que vejo
Diego Ortiz (c.1510-c.1576)
Tratado de Glosas – Roma, 1553
Recercada ottava sobre tenores Italianos
Girolamo Frescobaldi (1583-1643)
Primo libro d’arie musicali per cantarsi – Florença, 1630
Se l’aura spira tutta vezzosa
Anónimo
P-Cug MM.97 (comp. c.1700)
Rojão 1º tom italiano
José Marin (c.1619-1699)
Libro de tonos de José Marín, GB-Cfm Mus MS 727 (comp. c. 1699)
Ojos, pues me desdeñais
Anónimo
Livro de Conde Redondo, P-Ln F.C.R ms. Ne1. (comp. c.1700)
Folia de Espanha 1º tom
Manuel Machado (1590-1646)
Cancionero de la Sablonara (comp. c.1599-1633)
Dos estrellas le siguen
Anónimo
Cancioneiro de Paris, F-Peb Masson 56 (comp. c.1550-1570)
Não tragais borzeguis pretos
Juan del Encina (1468-1529)
Cancionero Musical de Palacio, E-Mp 1335 (comp. c.1465-1520)
Hoy comamos y bebamos
Anónimo
Cancionero Musical de Palacio, E-Mp 1335 (comp. c. 1465 – 1520)
Rodrigo Martinez
Anónimo
P-Cug MM.97 (comp. c.1700)
Marizápalos
Juan del Encina (1468-1529)
Cancionero Musical de Palacio, E-Mp 1335 (comp. c.1465-1520)
Pedro y bien te quiero
Sábado | 24 maio | 19h00
Biblioteca
Conferência sobre Património III
Com Nuno Gonçalo Monteiro, Victor Mestre e Joel Moedas-Miguel
Moderação de João Almeida
Sábado | 24 maio | 20h00
Sala Loggia
Concerto | Solistas Camerata Atlântica
Quarteto de cordas & acordeão
Inês Vaz, acordeão
Ana Beatriz Manzanilla, violino e direção artística
João Vieira de Andrade, violino
Pedro Saglimbeni Muñoz, viola
Jeremy Lake, violoncelo
Programa
Klaus Paier – Tango for Five
Sergey Akhunov – Two Keys to one poem by J. Brodsky
The Moon
The River
Óscar da Silva – Ella, fantasia para quarteto de cordas
Allegro molto
Leggiero ma non molto
Presto
Inês Vaz – Partir / Revenir
Paulo Jorge Ferreira – Improvisata

@ DR