Robalo Jazz Fest
24 Julho 18h00 | Fragoso Quinteto
25 Julho
18h00 | ¡Golpe!
Durante três dias ao fim da tarde, no centro de Lisboa, pode assistir a três concertos, e escutar os sons de músicos já conceituados ou emergentes, da nova geração do jazz e da música improvisada.
Realização e Apresentação: João Almeida
Produção: Anabela Luís
18h00 | Plastilina João Carreiro – guitarra
Pablo Patiño Moledo – contrabaixo
Guilherme Melo – bateria
Plastilina é um trio formado por João Carreiro na guitarra, Guilherme Melo na bateria e Pablo Patiño no contrabaixo.
A música que apresentam é livre de géneros e estilos, baseada na música improvisada e no jazz como uma linguagem comum entre os três músicos que compõem a banda. Influências curiosas como Lee Konitz, Jakob Bro ou Mary Halvorson definem os caminhos de suas composições.
19h00 | Eel Slap!
Pedro Branco – guitarra
João Lencastre – bateria
Eel Slap! é um novo projeto resultante da parceria entre o guitarrista Pedro Branco e o baterista João Lencastre. Branco e Lencastre têm trabalhado juntos e tocado nas mais diversas formações, apresentando agora um projecto original criativo que demonstra uma identidade própria fiel às suas raízes e ao meio onde é apresentado. O duo apresenta na sua génese fortes raízes na música improvisada, apresentando influências diversas desde o rock, folk, jazz à música electrónica, tudo com a matriz da improvisação em vista.
20h00 | Quarteto de Gonçalo Leonardo
Gonçalo Leonardo – contrabaixo
André Matos – guitarra
Yago Vázquez – piano
João Sousa – bateria
24 Julho
João Almeida – trompete
Bernardo Tinoco – saxofone
João Lopes Pereira – bateria
Old Mountain é um projecto co-liderado pelo guitarrista Pedro Branco e o baterista João Sousa. Apesar de tocarem desde que se conheceram em 2011, o projecto só tomou forma em 2016 com os primeiros concertos com o contrabaixista Demian Cabaud e o trompetista Gonçalo Marques. Neste projecto em particular Branco e Sousa convidam diferentes músicos com diferentes backgrounds e ideias de improvisação. Na sua lista de convidados constam nomes como os já referidos Gonçalo Marques, Demian Cabaud, Nelson Cascais, André Rosinha, Alessandro Fongaro, Nicolò Ricci, Mauro Cottone, entre outros.
No final do ano gravaram o seu primeiro disco juntamente com o trompetista Gonçalo Marques intitulado “Parallels”. Gravado em Amesterdão, o disco contém composições de todos os membros do projecto bem como improvisações livres e criadas no estúdio. O seu objectivo como banda é criar um som próprio e atingir uma liberdade de processos dentro de formas pré-concebidas. O resultado final demonstra várias influências, mas o som conseguido é único, criando novas imagens sonoras ao ouvinte e bem como novas soluções dentro da linguagem avant-garde e da música improvisada.
25 Julho
18h00 | ¡Golpe!
19h00 | André Santos/Carlos Bica duo
André Santos, André Matos e João Carreiro – guitarra
Demian Cabaud – contrabaixo
João Lopes Pereira e João Sousa – bateria
Fotos Jorge Carmona / Antena 2