23 Junho | 21h00
Realização e Apresentação: Reinaldo Francisco
Produção: Pedro Ramos
Gravação pela Radiodifusão do Norte da Alemanha
na Igreja de São Tiago, em Hamburgo,
a 27 de Novembro de 2019
De Tallis a Messiaen
Hanna Rabe, harpa
Regine Adam, soprano
Gesine Grube, contralto
Keunhyung Lee, tenor
Andreas Heinemeyer, baixo
Regine Adam, soprano
Gesine Grube, contralto
Keunhyung Lee, tenor
Andreas Heinemeyer, baixo
Programa
Thomas Tallis (ca 1505-1585) – Miserere nostri
Gustav Holst (1874-1934) – Hinos corais do Rigveda, grupo III
Herbert Howells (1892-1983) – Requiem
Olivier Messiaen (1908-1992) – O sacrum convivum
Francis Poulenc (1899-1963) – Figure humaine
Morte e eternidade
O segundo concerto da temporada do coro da NDR ocorreu na igreja principal de St. Jacobi, no centro de Hamburgo. Comum a todas as obras escolhidas para este concerto pelo maestro principal Klaas Stok é a justaposição da tristeza e da esperança.
"É o tesouro mais bonito que temos na vida intelectual ocidental", disse Olivier Messiaen sobre o canto gregoriano. No seu motete O sacrum convivium, o compositor referia-se a essa raíz da música da igreja ocidental. O britânico Gustav Holst, por outro lado, baseou seus Hinos Corais do Rig Veda no documento fundador da filosofia hindu.
O Requiem de Herbert Howells é uma das composições corais mais importantes do século XX, dedicado aos que morreram cedo demais. Francis Poulenc compôs a cantata Figure humaine, o seu hino à liberdade, durante a ocupação nazi da França em 1943.
Para saber mais, clique aqui.
A igreja principal evangélica luterana de St. Jacobi está localizada no centro de Hamburgo. Apesar de muitas mudanças no curso da história e da destruição maciça na Segunda Guerra Mundial, a igreja é um dos poucos edifícios medievais que sobreviveu no centro da cidade. O seu órgão Arp Schnitger de 1693 na galeria oeste é o maior órgão barroco sobrevivente no norte da Europa, com os seus 60 registros e aproximadamente 4.000 tubos.