Teatro Sem Fios
20 Junho | 19h00
25 Junho | 14h00 (repetição)
Gravado no Auditório 2 do
Instituto Superior de Economia e Gestão, em Lisboa
Produção: Anabela Luís / Artistas Unidos
Ilusionistas | Lluïsa Cunillé
Tradução
Ângelo Ferreira de Sousa
Intérpretes
Américo Silva
António Simão
Inês Pereira
Joana Bárcia
Nuno Gonçalo Rodrigues
Pedro Cruzeiro
Direção
Américo Silva
Sinopse
Três ilusionistas deslocados e confusos na cidade onde se realizam os Jogos Olímpicos.
A vida de Alfredo, Ágata e Alice é misturada com números de magia, fantasias literárias e boleros desesperados.
CAMAREIRO Os escritores costumam guardar o que escrevem em arcas.
ESCAPISTA Você é muito observador…
CAMAREIRO Só reparo nas coisas.
ESCAPISTA Se eu voltasse daqui a um ano, ia-se lembrar de mim?
CAMAREIRO Acho que sim.
Lluïsa Cunillé, Ilusionistas
Lluïsa Cunillé nasceu em Badalona em 1961. Participou durante três anos nos seminários
de dramaturgia textual dados por José Sanchis Sinisterra na Sala Beckett de
Barcelona.
de dramaturgia textual dados por José Sanchis Sinisterra na Sala Beckett de
Barcelona.
Funda, em 2005, com Paco Zarzoso e Lola López, La Companyia
Hongaresa de Teatre. E em 2008, funda a companhia Lareina de la nit com Xavier
Albertí i Lola Davó.
Hongaresa de Teatre. E em 2008, funda a companhia Lareina de la nit com Xavier
Albertí i Lola Davó.
Entre obras originais e adaptações, estreou cerca de
quarenta montagens teatrais. Das suas obras estreadas destacam-se Rodeo (1992), Libración (1994) Intempérie (escrita
com Paco Zarzoso em 1995), Privado (1998),
La Cita (1999), Passatge Gutenberg (2000), Et
Diré Sempre la Veritat (2002), Ilusionistas
(2004), Barcelona, Mapa d’Ombres
(2004), PPP (adaptação da obra de
Pier Paolo Pasolini, 2005), Occisió
(2005), El Dúo de la Africana
(adaptação a partir da zarzuela de Manuel Fernández Caballero e Miguel
Echegaray, 2006), Après Moi, le Déluge
(2007), e El Bordell (2008).
quarenta montagens teatrais. Das suas obras estreadas destacam-se Rodeo (1992), Libración (1994) Intempérie (escrita
com Paco Zarzoso em 1995), Privado (1998),
La Cita (1999), Passatge Gutenberg (2000), Et
Diré Sempre la Veritat (2002), Ilusionistas
(2004), Barcelona, Mapa d’Ombres
(2004), PPP (adaptação da obra de
Pier Paolo Pasolini, 2005), Occisió
(2005), El Dúo de la Africana
(adaptação a partir da zarzuela de Manuel Fernández Caballero e Miguel
Echegaray, 2006), Après Moi, le Déluge
(2007), e El Bordell (2008).
Obteve,
entre outros, os prémios da Críticade Barcelona para o melhor texto do ano de
1994 (Libración), de 2000 (PassatgeGutenberg) e de 2008 com Après Moi, le
Déluge. Foi vencedora do Prémio Born de Teatre em 1999 com L’Aniversari, do
Premi de la Institució de les lletres catalanes no ano de 1996 com Accident, do
PremiCiutat de Barcelona em 2005 com Barcelona, Mapa d´Ombres, do Premi
Nacional de Teatre de la Generalitat de Catalunya em 2007, e do prémio Lalletra
d’Or em 2009. Foi autora residente do Teatro Lliure de Barcelona.
entre outros, os prémios da Críticade Barcelona para o melhor texto do ano de
1994 (Libración), de 2000 (PassatgeGutenberg) e de 2008 com Après Moi, le
Déluge. Foi vencedora do Prémio Born de Teatre em 1999 com L’Aniversari, do
Premi de la Institució de les lletres catalanes no ano de 1996 com Accident, do
PremiCiutat de Barcelona em 2005 com Barcelona, Mapa d´Ombres, do Premi
Nacional de Teatre de la Generalitat de Catalunya em 2007, e do prémio Lalletra
d’Or em 2009. Foi autora residente do Teatro Lliure de Barcelona.
Os Artistas
Unidos leram Barcelona Mapa De Sombras
nas leituras, Três autores catalães em
Lisboa no TNDMII (2011), apresentaram O
Tempo (2015) no Teatro da Politécnica, que também gravaram em co-produção
com a RTP para televisão (2029), e para a Antena 2 – Teatro Sem Fios gravaram A Noite (2015) e Nevoeiro (2021).
Unidos leram Barcelona Mapa De Sombras
nas leituras, Três autores catalães em
Lisboa no TNDMII (2011), apresentaram O
Tempo (2015) no Teatro da Politécnica, que também gravaram em co-produção
com a RTP para televisão (2029), e para a Antena 2 – Teatro Sem Fios gravaram A Noite (2015) e Nevoeiro (2021).
António Simão tem os cursos do IFICT (1992) e IFP (1994). Trabalhou com Margarida
Carpinteiro, António Fonseca, Aldona Skiba-Lickel, Ávila Costa, João Brites,
Melinda Eltenton, Filipe Crawford, Joaquim Nicolau, Antonino Solmer e Jean
Jourdheuil. É pós-graduado em Estudos de Teatro pela FLUL.
Integra os Artistas
Unidos desde 1995, tendo participado recentemente em Do Alto da Ponte de
Arthur Miller (2018), Ballyturk de Enda Walsh (2019), Uma Solidão
Demasiado Ruidosa, a partir do romance de Bohumil Hrabal (2020), Morte
de um Caixeiro Viajante de Arthur Miller (2021), Terra de Ninguém de
Harold Pinter (2022) e Proximidade de Arne Lygre (2022).
Unidos desde 1995, tendo participado recentemente em Do Alto da Ponte de
Arthur Miller (2018), Ballyturk de Enda Walsh (2019), Uma Solidão
Demasiado Ruidosa, a partir do romance de Bohumil Hrabal (2020), Morte
de um Caixeiro Viajante de Arthur Miller (2021), Terra de Ninguém de
Harold Pinter (2022) e Proximidade de Arne Lygre (2022).
Inês Pereira estreou-se no
teatro em 2004 no Teatro Tapa Furos tendo entretanto trabalhado como actriz e,
por vezes, assistente de encenação com os Primeiros Sintomas, o Teatro da
Terra, o TEP, o Teatro do Eléctrico, Causas Comuns, Ruínas com directores como
Bruno Bravo, Sandra Faleiro, Gonçalo Amorim, Maria João Luís, Ricardo
Neves-Neves e Carlos Marques. É ainda vocalista do Conjunto Vigor.
teatro em 2004 no Teatro Tapa Furos tendo entretanto trabalhado como actriz e,
por vezes, assistente de encenação com os Primeiros Sintomas, o Teatro da
Terra, o TEP, o Teatro do Eléctrico, Causas Comuns, Ruínas com directores como
Bruno Bravo, Sandra Faleiro, Gonçalo Amorim, Maria João Luís, Ricardo
Neves-Neves e Carlos Marques. É ainda vocalista do Conjunto Vigor.
Nos Artistas
Unidos participou recentemente em O
Grande Dia Da Batalha de Máximo Gorki e Jorge Silva Melo, Do Alto da Ponte de Arthur Miller, Retrato de Mulher Árabe Que Olha o Mar de
Davide Carnevali (2018), A Máquina Hamlet
de Heiner Müller (2020), A
Circularidade do Quadrado de Dimítris Dimitriádis (2021) e Lua Amarela de David Greig (2022).
Unidos participou recentemente em O
Grande Dia Da Batalha de Máximo Gorki e Jorge Silva Melo, Do Alto da Ponte de Arthur Miller, Retrato de Mulher Árabe Que Olha o Mar de
Davide Carnevali (2018), A Máquina Hamlet
de Heiner Müller (2020), A
Circularidade do Quadrado de Dimítris Dimitriádis (2021) e Lua Amarela de David Greig (2022).
Joana Bárcia tem o curso do
IFICT, frequentou a ESTC. Trabalhou no teatro com Ávila Costa, Sandra
Faleiro, Pedro Carraca/Rui Guilherme Lopes, António Simão, Fura Del Baus.
No cinema, participou em filmes de Jorge Paixão da
Costa, Jorge Silva Melo, Paulo Rocha, Edgar Feldman. Foi
bolseira da Gulbenkian em Nova Iorque tendo frequentado a escola de Lee
Strasberg.
IFICT, frequentou a ESTC. Trabalhou no teatro com Ávila Costa, Sandra
Faleiro, Pedro Carraca/Rui Guilherme Lopes, António Simão, Fura Del Baus.
No cinema, participou em filmes de Jorge Paixão da
Costa, Jorge Silva Melo, Paulo Rocha, Edgar Feldman. Foi
bolseira da Gulbenkian em Nova Iorque tendo frequentado a escola de Lee
Strasberg.
Nos Artistas Unidos, trabalhou regularmente entre 1995 e 2005, tendo
recentemente participado em Do Alto da
Ponte de Arthur Miller (2018), Vemo-nos
ao nascer do dia de Zinnie Harris (2019) e Morte de um Caixeiro Viajante de Arthur Miller (2021).
recentemente participado em Do Alto da
Ponte de Arthur Miller (2018), Vemo-nos
ao nascer do dia de Zinnie Harris (2019) e Morte de um Caixeiro Viajante de Arthur Miller (2021).
Nuno Gonçalo Rodrigues é diplomado pela ESTC. Em 2013, em conjunto com João Pedro Mamede e
Catarina Rôlo Salgueiro, funda OS POSSESSOS.
Catarina Rôlo Salgueiro, funda OS POSSESSOS.
Trabalha desde 2013 com os Artistas
Unidos, tendo participado, mais recentemente, em Retrato de Mulher Árabe que olha o mar, de Davide Carnevali (2018),
Birdland de Simon Stephens (2021) e A Circularidade do Quadrado de Dimítris
Dimitriádis (2021).
Unidos, tendo participado, mais recentemente, em Retrato de Mulher Árabe que olha o mar, de Davide Carnevali (2018),
Birdland de Simon Stephens (2021) e A Circularidade do Quadrado de Dimítris
Dimitriádis (2021).
Pedro Cruzeiro concluiu o curso
de actores da ACT-Escola de Actores em 2012. Em teatro trabalhou com Marco
Martins em Rosencrantz & Guildenstern
Estão Mortos (2013) e Dança da Morte
(2012). Em cinema trabalhou com João Leitão em Capitão Falcão (2015).
de actores da ACT-Escola de Actores em 2012. Em teatro trabalhou com Marco
Martins em Rosencrantz & Guildenstern
Estão Mortos (2013) e Dança da Morte
(2012). Em cinema trabalhou com João Leitão em Capitão Falcão (2015).
Nos
Artistas Unidos, participou em A Coragem
da Minha Mãe de George Tabori (2020), Birdland
de Simon Stephens (2021) ), A
Circularidade do Quadrado de Dimítris Dimitriádis (2021), Lua Amarela de David Greig (2021) e Vida de Artistas de Noël Coward (2022).
Artistas Unidos, participou em A Coragem
da Minha Mãe de George Tabori (2020), Birdland
de Simon Stephens (2021) ), A
Circularidade do Quadrado de Dimítris Dimitriádis (2021), Lua Amarela de David Greig (2021) e Vida de Artistas de Noël Coward (2022).
Américo Silva trabalhou com
Ávila Costa, José Peixoto, João Lagarto, Carlos Avilez, Rui Mendes, Diogo
Dória, Depois da Uma… teatro?, Francisco Salgado, Manuel Wiborg e no cinema com
Jorge Silva Melo, Alberto Seixas Santos e Miguel Gomes.
Ávila Costa, José Peixoto, João Lagarto, Carlos Avilez, Rui Mendes, Diogo
Dória, Depois da Uma… teatro?, Francisco Salgado, Manuel Wiborg e no cinema com
Jorge Silva Melo, Alberto Seixas Santos e Miguel Gomes.
Colabora com os
Artistas Unidos desde 1996, tendo participado recentemente em A Máquina Hamlet de Heiner Müller
(2020), Morte de um Caixeiro Viajante
de Arthur Miller (2021), Vida de Artistas
de Noël Coward (2022) e Terra de Ninguém
de Harold Pinter (2022).
Artistas Unidos desde 1996, tendo participado recentemente em A Máquina Hamlet de Heiner Müller
(2020), Morte de um Caixeiro Viajante
de Arthur Miller (2021), Vida de Artistas
de Noël Coward (2022) e Terra de Ninguém
de Harold Pinter (2022).