Libreto: Boito de Shakespeare
Estreia: (Milão) Teatro alla Scala 9 de Fevereiro de 1893
Personagens
Sir John Falstaff
Doutor Caius
Senhora Quickly
Senhora Ford
Senhor Ford
Menina Anne, filha dos Ford
Senhora Page
Bardolph
Pistol
Fenton
AntecedentesEm 1872, Verdi, então com 59 anos, inaugura o novo Teatro de Ópera do Cairo com "Aida", escrita especialmente para o efeito.
Dois anos mais tarde escreve o magnífico Requiem à memória de Manzoni. Segue-se uma interrupção de 13 anos, que muitos julgariam definitiva.
Depois, contra todas as expectativas, Verdi inicia o trabalho numa nova ópera, sobre a qual guarda, por muito tempo, o mais absoluto sigilo.
A 1ª apresentação pública teve lugar no Teatro alla Scala de Milão no dia 9 de Fevereiro de 1893.
Essa ópera era "Falstaff", escrita por Verdi poucos meses antes de completar 80 anos.
"Falstaff" tem libreto de Arrigo Boito baseado na comédia "As Alegres comedres de Windsor" de William Shakespeare.
1.º ActoA acção inicia-se no quarto duma Hospedaria em Windsor onde Sir John Falstaff é acusado pelo Doutor Caius de haver praticado traficâncias em sua casa e de ter batido nos criados. Mas o Doutor Caius não consegue obter explicações de Falstaff que acaba mesmo por expulsa-lo.
Falstaff planeia conquistar as Senhoras Ford e Page, para quem pretende enviar missivas através dos seus criados, Bardolph e Pistol, que se recusam a fazê-lo. Falstaff, então, vê-se obrigado a enviar essas missivas por um pagem.
O 2º quadro passa-se nos jardins da casa dos Ford, onde a Senhora Ford e a sua comadre, a Senhora Page, comparam as cartas que receberam de Falstaff, reparando, escandalizadas, que são idênticas. É assim que decidem pregar-lhe uma partida, com a colaboração da Senhora Quickly.
Entretanto o Doutor Caius e o Senhor Ford, avisados pelos criados de Falstaff das suas manobras amorosas, decidem também dar-lhe uma lição. Enquanto os dois grupos de conspiradores traçam os seus planos, tem lugar uma curta cena de amor entre a Menina Anne, filha dos Ford, e o seu jovem apaixonado Fenton.
2.º ActoO 1º Quadro do 2º acto passa-se de novo num quarto da Hospedaria onde os dois criados de Falstaff lhe apresentam a Senhora Quickly, que vem marcar com ele uma encontro com a Senhora Ford. Em seguida surge o próprio Senhor Ford, que se apresenta sob o falso nome de Brook e que pede a Falstaff que o ajude a vencer a relutância da Senhora Ford às suas propostas de amor. Falstaff então diz-lhe que tem um encontro marcado para daí a instantes precisamente com a Senhora Ford, o que, naturalmente, leva ao rubro os ciúmes do marido, que ignora a partida que as mulheres prepararam para o ridículo conquistador.
O 2º Quadro passa-se num quarto em casa da família Ford onde as conspiradoras se preparam para receber Falstaff, que acaba por aparecer, inchadíssimo de toleima. Seguindo o plano combinado, a Senhora Ford recebe-o sozinha, aparecendo, instantes depois, a Senhora Quickly, agitadíssima, dizendo que a Senhora Page se aproxima. Então Falstaff esconde-se atrás dum biombo. E as coisas complicam-se quando Ford aparece, armado dum chicote, para enfrentar o sedutor. Como não o encontra, sai a procurá-lo noutras paragens. Em seguida Falstaff muda de esconderijo: deixa o biombo e mete-se dentro do cesto da roupa. E Ford regressa. E ouve o som dum beijo por detrás do biombo, que deita por terra, furioso. Só que, em vez de Falstaff e da Senhora Ford, dá de caras com a Menina Ford e o jovem Fenton, seu secreto namorado. Depois de Ford sair, as três conspiradoras aparecem e ordenam às criadas que atiram pela janela para o Tamisa… o cesto da roupa, onde Falstaff está escondido.
3.º ActoO 1º Quadro do 3º acto passa-se no exterior da Hospedaria ao anoitecer onde Falstaff, enquanto bebe, se queixa, resmungando, da sua recente aventura que tanto o abalou, tanto física como moralmente. Prosseguindo os seus planos, a Senhora Quickly aparece e convida Falstaff para um novo encontro com a Senhora Ford – desta vez à meia-noite num bosque de carvalhos conhecido como local de aparições e de acontecimentos assombrosos. Ford escuta esta conversa na companhia da mulher convencendo-se de que os seus ciúmes eram infundados. Porém, como o jovem Fenton lhe desagrada como futuro genro, papel no qual preferiria ver o Doutor Caius, convida este para comparecer à mascarada do bosque que se prepara, planeando aí abençoar o seu noivado. Conhecedora do plano do marido, e preferindo claramente Fenton como futuro genro, a Senhora Ford convida-o a comparecer também, disfarçado de monge.
O último quadro da ópera passa-se pois no bosque assombrado, à meia noite, com todas as personagens presentes, cada uma com seu disfarce. Falstaff comparece ao prometido encontro amoroso com a Senhora Ford – encontro que é interrompido pelo aparecimento dos mascarados, a quem Falstaff pede clemência, acabando, finalmente, por compreender a troça de que foi alvo. Quanto ao Doutor Caius, tomando-a pela Menina Ford, acaba a passear-se com a Rainha das Fadas, que outra não é senão Bardolph, um dos criados de Falstaff. As máscaras caiem, Ford aceita o namoro da filha com Fenton, e o próprio Falstaff, apesar de algumas beliscaduras recebidas, e mostrando um verdadeiro fairplay, também se junta às alegrias e festejos com que a ópera termina.
RDP – Transmissões em "Noite de Ópera" desde 1996
1998 – 19 de Fevereiro
1999 – 22 de Dezembro
2001 – 20 de Janeiro
Enredo resumido da autoria de Margarida Lisboa.