Temporada Metropolitan Opera
de Nova Iorque
3 maio | 18h00
Giuseppe Verdi | O Trovador
Manrico: Michael Fabiano (T)
Leonora: Rachel Willis-Sørensen (S)
Açucena: Jamie Barton (MS)
Conde de Luna: Igor Golovatenko (BT)
Ferrando: Ryan Speedo Green (B)
Coro e Orquestra do Metropolitan
Direção de Daniele Callegari
O drama de Verdi sobre conflitos familiares e amores proibidos é interpretado pelo tenor Michael Fabiano como Manrico, o ousado trovador involuntariamente em guerra com o próprio irmão. A soprano Rachel Willis-Sørensen desempenha o papel da nobre Leonora, com a mezzo-soprano Jamie Barton no papel da atormentada mãe de Manrico, Azucena. O barítono Igor Golovatenko interpreta o inflexível Conde di Luna, com o baixo-barítono Ryan Speedo Green como o soldado Ferrando. O maestro italiano Daniele Callegari conduz a encenação de David McVicar, inspirada em Goya.
Na turbulenta tragédia de Verdi, quatro personagens estão presos numa teia de laços familiares, política e amor. Pilar do repertório operístico, a música de O Trovador é tão melódica quanto enérgica, com sonoridades contagiantes e difíceis de esquecer. A música vigorosa acompanha uma história sombria e perturbadora que se deleita com muitas das expressões mais extremas do Romantismo, incluindo mudanças violentas de tom, coincidências improváveis e personagens impelidos pela emoção crua em vez da lógica fria.
Esta produção do Met situa a ação durante a Guerra Peninsular (1808-14), quando a Espanha e seus aliados lutavam contra as forças de Napoleão.
Mas originalmente, a ação situa-se no norte da Espanha, no início do século XV, durante uma prolongada guerra civil. O público da era romântica entendia a guerra civil como uma espécie de esquizofrenia social, na qual os indivíduos podiam ser facilmente dilacerados, tanto física quanto psicologicamente, por mudanças de destino e lealdades conflitantes.
Para ler mais sobre esta récita, clicar aqui.
Transmissão da gravação
realizada em The Metropolitan Opera de Nova Iorque
a 29 de outubro de 2024
Realização e Apresentação: André Cunha Leal
Produção: Susana Valente
O Trovador (Il Trovatore)
Ópera em 4 atos
Música de Giuseppe Verdi (1813-1901)
Libreto de Salvatore Cammarano (1801-1852) sobre a obra homónima de Garcia Gutièrrez, e completado por Leone Emanuele Bardare (1820-1874)
A estreia desta ópera, uma das três mais famosas de Verdi, com Rigoletto e La Traviatta, ocorreu em Roma, no Teatro Apollo, a 11 de Janeiro de 1853.
Com uma carreira notável de seis décadas, Giuseppe Verdi (1813-1901) compôs 26 óperas, das quais pelo menos metade constituem o cerne do repertório atual. Salvadore Cammarano (1801-1852) foi um dos libretistas mais importantes da sua época. Colaborou com Donizetti ( Lucia di Lammermoor, entre outros) e escreveu o texto de La Battaglia di Legnano e Luisa Miller para Verdi. Após a sua morte, o libreto de IlTrovatore foi concluído pelo também escritor Leone Emanuele Bardare.
Para saber mais sobre os antecedentes e argumento desta ópera, clicar aqui.
Fotos Met Opera