Agripina, de George Frideric Händel, numa gravação captada a 26 de julho de 2025 no Cour des Hospices, durante o Festival Internacional de Ópera Barroca, em Beaune (França), é a proposta para a edição desde domingo do Mezza Voce, pelas 18h00 na Antena 2.
No elenco encontramos, como Agrippina: Arianna Vendittelli (MS); Poppea: Ana Vieira Leite (S); Nero: Juliette Mey (MS); Ottone: Paul‑Antoine Bénos‑Djian (Ct.); Cláudio: Luigi De Donato (B); Narciso: Paul Figuier (Ct.) e Lesbo: Vlad Crosman (B).
Ao lado destas vozes, Stéphane Fuget (cravo) dirige a companhia Les Épopées por si fundada em 2018.
Agripina (HWV 6), de George Frideric Handel (1685-1759), é uma ópera em três atos com libreto do cardeal Vincenzo Grimani (1652-1710). A ópera leva-nos à Roma imperial, no final da I Dinastia, tendo por figura central Agripina, a mãe de Nero. Casada com o imperador Cláudio, Agripina tem como objetivo levar o seu filho ao trono, revelando a evolução da trama ecos do mundo político (e das intrigas palacianas) do primeiro século da era cristã. Há contudo, também aqui, ecos dos tempos de Handel.
Handel tinha 25 anos quando viajou a Itália pela primeira vez e Agripina nasceu dessa experiência. A ópera teve estreia no veneziano Teatro San Giovanni Grisostomo (como então era designado o Teatro Malibran) a 26 de dezembro de 1709. Agripina integrava então a temporada de 1709/10 do Carnaval de Veneza.
Mezza Voce é um programa de André Cunha Leal, com produção de Susana Valente.