No Grande Auditório desta noite duas obras sacras de Franz Joseph Haydn. Na Igreja de Stainz, o maestro Michael Hofstetter dirige a primeira obra de música sacra de Haydn e uma das suas últimas missas.
19 janeiro | 21h00
Grande Auditório
Realização e Apresentação: Reinaldo Francisco
Produção: Susana Valente
Gravação pela Radiodifusão Austríaca
no Festival Styriarte
na Igreja Paroquial, em Stainz,
a 5 de julho de 2025
Francesca Lombardi Mazzuli, soprano
Maria Hegele, meio-soprano
Aco Bišćević, tenor
Damien Gastl, baixo
Coro Arnold Schoenberg
Orquestra do Festival Styriarte
Direção de Michael Hofstetter
Programa
Joseph Haydn
– Salve Regina em Mi maior, Hob. XXIIIb:1
I Adagio
II Allegro. Adagio
III Allegro moderato
IV Adagio
V Andante un poco
– Missa nº 12 em Si bemol maior, “Theresienmesse”, Hob. XXII:12, [1799]
I Kyrie
II Gloria
III Credo
IV Sanctus
V Benedictus
VI Agnus Dei

A Missa nº 12 em Si bemol maior, “Theresienmesse“, é uma das grandes missas de Joseph Haydn, composta por volta de 1799, cuja designação homenageia a imperatriz Maria Teresa das Duas Sicílias. É uma peça grandiosa para coro misto (SATB), solistas (soprano, contralto, tenor, baixo) e orquestra, sendo uma das suas últimas obras sacras, destacando-se pela sua riqueza e expressividade.
Maria Teresa das Duas Sicílias, imperatriz consorte de Francisco II, foi solista soprano em apresentações privadas de A Criação e As Estações em 1801 na Corte Vienense. O título não aparece na partitura do autógrafo. A Missa é pontuada para quarteto solo, coro, cordas, dois clarinetes, dois trompetes, tímpanos e órgão contínuo. Embora provavelmente não seja executada com tanta frequência quanto outras obras da mesma série, como a Missa Nelson ou a Missa in tempore belli, a Theresienmesse atraiu a admiração da crítica.
Quando a imperatriz austríaca Maria Teresa, neta da lendária Maria Teresa, se apaixonou por esta Missa de Haydn, os monges já tinham deixado Stainz há 15 anos. Mas o mosteiro e a igreja foram preservados, e graças ao festival Styriarte, é lá que se realiza anualmente um festival de música sacra.
Em Stainz, Michael Hofstetter dirige a primeira obra de música sacra de Haydn e uma das suas últimas missas – a vida inteira de um músico numa hora de música.
Grande Auditório é um programa de Reinaldo Francisco, com produção de Susana Valente.
De segunda a sexta feira, pelas 21h00 na Antena 2.