Temporada de Concertos Antena 2
25 abril | 19h00
Gravação pela Antena 2 / RTP
no Auditório do Instituto Superior de Economia e Gestão
a 7 de março de 2024
Concerto comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril
Canções Heróicas de Fernando Lopes-Graça
Coro Ricercare
Sopranos Ana Baptista, Carolina Faria, Catarina Conceição, Clara Parreirão, Inês Berlenga, Inês Pimentel, Inês Santos, Leonor Morais, Leonor Serra, Maria Eduarda Matos, Maria Gomes, Marta Líbano Monteiro, Rita Carvão, Sofia Portela
Altos Ana Manta, Filipa Augusto, Filipa Santos, Helena Romão, Inês Montoia, Lara Rodrigues, Madalena Barão, Mónica Costa, Rita Abrunhosa, Rita Álvaro, Rita Capela, Rita Neves, Teresa Roque
Tenores Alberto Araújo, Bruno Sales, Jaime Casal, João Ávila Coutinho, João Francisco, João Lourenço, Lucas Thaumaturgo, Manuel Moreira, Susana Luís, Vítor Silva
Baixos Alexandre Jesus, António Lopes, António Manso, Diogo Soares, Gonçalo Martins, Henrique Rodrigues, José Blanco, Miguel Batista, Miguel La Feria, Pedro Costa, Pedro Fernandes
Nuno Margarido Lopes, piano
Direção de Pedro Teixeira
Programa
Canções Heróicas, de Fernando Lopes Graça
1º Caderno – Série I
Acordai, letra de José Gomes Ferreira
Jornada, letra de José Gomes Ferreira
Mãe pobre, letra de Carlos de Oliveira
Convite, letra de Antunes da Silva
Crucifixo, letra de Afonso Duarte
Firmeza, letra de João José Cochofel
Cantemos o Novo dia, letra de Luísa Irene
Combate, letra de Joaquim Namorado
Ronda, letra de João José Cochofel
Livre, letra de Carlos de Oliveira
Canto de esperança, letra de Mário Dionísio
Canto de Paz, letra de Carlos de Oliveira
1º Caderno – Série II
Canto do livre, letra de Soares de Passos
Clamor, letra de José Ferreira Monte
Canção alegre, letra de Edmundo Bettencourt
Ó pastor que choras, letra de José Gomes Ferreira
Requiem, letra de António Reis
Romaria, letra de João José Cochofel
Canção de Catarina, letra de Papiniano Carlos
As papoilas, letra de José Gomes Ferreira
Canção do camponês, letra de Arquimedes da Silva Santos
Quando a alegria for de todos, letra de André Varga
Canção de Maio, letra de Joaquim Namorado
Não te deites, coração, letra de Edmundo Bettencourt
Hino ao Homem, letra de Armindo Rodrigues
O Coro Ricercare é tudo o que a paixão pela música coral significa. O trabalho de expressão, fusão e qualidade vocal fazem das suas atuações verdadeiros momentos marcantes. O grupo integra na sua formação uma grande percentagem de jovens músicos de diversas proveniências curriculares: Escola de Música do Conservatório Nacional, Instituto Gregoriano de Lisboa e Escola Superior de Música de Lisboa, entre outras. A procura incessante de um resultado de excelência na música coral que desde sempre pautou o seu trabalho, tem feito com que o Coro Ricercare se tenha vindo a destacar há vários anos como um coro português de referência. Desde a sua fundação, o Coro Ricercare dedica grande parte da sua atividade à interpretação de nova música portuguesa, tendo estreado mais de 60 obras de compositores nacionais desde a primeira edição de Jovens Compositores Portugueses em 2006, junto com a Orquestra Sinfonietta de Lisboa, o outro agrupamento da Ricercare.
Foi criado em 1996 pelos maestros Carlos Caires e Paulo Lourenço, e é dirigido desde 2001 por Pedro Teixeira.
Tem sido convidado regularmente para atuar em vários festivais internacionais de música, como sejam o Festival Internacional de Música de Setúbal, o Festival Internacional de Música de Marvão, o Cistermúsica em Alcobaça, Dias da Música (CCB), Festival Internacional de Música de Marvão, entre outros.
Na sequência da sua política de incentivo à divulgação de repertório português através da encomenda de obras inéditas, o Coro Ricercare tem vindo a apresentar em concerto e de uma forma sistemática música de compositores portugueses dos séculos XX e XXI, obras que são, na sua grande maioria, interpretadas em primeira audição absoluta. Neste contexto, e desde 2006, tem organizado anualmente o certame Jovens Compositores Portugueses, tendo interpretado, em primeira audição absoluta, obras para coro a capella e para coro e orquestra, em conjunto com a orquestra Sinfonietta de Lisboa. Até hoje, no contexto do certame, apresentou composições inéditas de Alfredo Teixeira, Ana Seara, André Miranda, Anne Victorino d’Almeida, Antero Ávila, António Lopes, António Menezes, Carlos Filipe Cruz, Carlos Garcia, Fábio Cachão, Fernando das Neves Lobo, Filipe Raposo, Francisco Gonçalves Tavares, Gonçalo Lourenço, João Manuel de Barros, João Nascimento, José Luís Ferreira, Lea Brooklyn, Luís Cardoso, Manuel Durão, Miguel Jesus, Miguel Teixeira, Miriam Teixeira, Pedro Faria Gomes, Sara Claro, Sofia Sousa Rocha, Tiago Cabrita, Tiago Derriça e Vasco Pearce de Azevedo.
O Coro Ricercare tem também uma larga experiência na realização de música a capella de outros autores como Arvo Pärt, György Órban, Peter Aston, Morten Lauridsen, Pawel Lukaszewski, Gabriel Jackson, John Tavener e Eric Whitacre, entre outros.
De 2006 até hoje, o Coro Ricercare tem interpretado, para além de reportório a capella, diversas obras para coro e orquestra: Requiem (Mozart), Messa di Gloria (Puccini), Requiem em Ré menor (Fauré), In Paradisum (Eurico Carrapatoso), Missa Nelson (J. Haydn) e Requiem à memória de Passos Manuel (Eurico Carrapatoso), em conjunto com a orquestra da Associação Musical Ricercare – Sinfonietta de Lisboa, sob a direção de Vasco Pearce de Azevedo – e também com a Orquestra do Algarve, sob a direção de Osvaldo Ferreira.
O Coro Ricercare tem-se apresentado em alguns dos mais importantes festivais de música portugueses, como Festival de Música da Costa do Estoril, Festival de Música de São Roque, Festival A Cidade e a Música. Em 1997 participou em dois concertos realizados no Grande Auditório do C.C.B. e na Igreja da Lapa (Porto) em conjunto com o Hilliard Ensemble, no qual foi interpretada a Paixão Segundo S. João de Arvo Pärt (primeira audição em Lisboa).
Das primeiras audições absolutas que realizou no passado, são de destacar as estreias de In Paradisum (coro, orquestra de cordas e quarteto vocal masculino – 1994) e Timor et non Tremor (coro a capella – 1995) de Eurico Carrapatoso, de Novíssimo Cancioneiro (coro e orquestra de cordas – 2001), e Cante (Ricercare e Ensemble Darcos – 2017), ambas de Nuno Corte-Real.
No que se refere à discografia, o Coro Ricercare tem tido uma atividade regular e sistemática de gravação e lançamento de vários CDs, maioritariamente dedicados à música vocal contemporânea portuguesa: em 1996 participou na gravação do 2º CD de Rodrigo Leão e o Vox Ensemble; em 1998 grava em CD para a etiqueta RCA/DHM, em conjunto com o Ensemble Luso-Alemão Arte Real, a primeira audição contemporânea do Te Deum (1769) de João de Sousa Carvalho; em 2001, a convite do Ministério da Cultura, o Coro Ricercare editou o seu segundo CD para a etiqueta Portugal Som/Strauss, com repertório de jovens compositores portugueses; em 2005 lançou, com o apoio do Ministério da Cultura – Instituto das Artes – e da Direção Regional de Cultura dos Açores, um CD de música tradicional açoriana por jovens compositores portugueses. Em 2006 grava a convite da Antena2 um CD dedicado a Fernando Lopes-Graça, no âmbito das comemorações do centenário do nascimento do compositor.
O Coro Ricercare foi, em Novembro de 1998, galardoado com o 2º Prémio no Concurso IIº Certamen Internacional de Corales Polifónicas Ciudad de Sevilla e, em Dezembro de 1999, obteve o 1º Prémio no Concurso Certamen Internacional de Villancicos, em Madrid.
Atua em Maio de 2014 com os Rolling Stones, durante o Festival Rock in Rio Lisboa. Em Abril de 2017, actua com Andrea Bocelli no Meo Arena. Desde 2019, integra a programação do Festival Internacional de Música de Marvão, atuando em diversas ocasiões durante o festival como coro residente. Em 2021, encerrou o festival e concurso de composição Musica Sacra Nova, em Brauweiler (Alemanha), estreando as três obras ganhadoras do concurso.
Desde 2022 tem colaborado com o Coro Casa da Música em várias produções, como coro convidado.
Pedro Teixeira | Nascido em Lisboa, Pedro é Mestre em Direção Coral pela Escola Superior de Música de Lisboa, e é conhecido no mundo coral pelas suas atuações perspicazes e sensíveis, tendo-se especializado em construir e manter o som nuclear, a pureza de emissão vocal e musicalidade dos coros com que trabalha.
Dirige desde 2000 o Officium Ensemble e desde 2001 o Coro Ricercare.
De 2011 a 2014 manteve uma colaboração com a Fundação Gulbenkian como maestro preparador, tendo desde 2018 dirigido vários concertos do Coro Gulbenkian como maestro convidado no grande auditório da Fundação Gulbenkian e em festivais internacionais de música.
É regulamente convidado como júri em concursos internacionais de coros, tais como o Festival Coral de Verão de Lisboa, Lisbon Sings, Gran Premio de Canto Coral em Espanha, Winter Choral Festival de Hong-Kong, e Singapore International Choral Festival.
Desde 2011 que dirige o Officium Ensemble em múltiplas temporadas dos festivais de música antiga de Utrecht Oude Muziek e Laus Polyphoniæ, em Antuérpia, assim como no Festival de Música Antiga de Úbeda y Baeza (Espanha) e no Festival de Arte Sacro, em Madrid. Dirigiu o Coro Casa da Música em concerto em Maio de 2022, e mantém uma actividade regular como maestro convidado em vários coros a nível internacional.
É maestro titular do Marvão Festival Chorus. De 2012 a 2018 foi maestro titular do Coro de la Comunidad de Madrid.
É maestro adjunto do Coro Casa da Música desde 2022.
Nuno Margarido Lopes | Nasceu em 1975 em Vila Franca de Xira. Estudou no Instituto Gregoriano de Lisboa e mais tarde estudou na Escola Russa de Arcos do Estoril, piano com Alexei Eremine e composição com Evgueni Zoudilkin.
Participou em cursos de direção coral e técnica vocal com Teresita Gutierrez Marques e Paulo Brandão.
Como ator fez parte da companhia teatral Inestética e participou também em várias peças no Teatro da Cornucópia sob a encenação de Luís Miguel Cintra assim como com o Teatro Aberto sob a encenação de João Lourenço. Participou também no Festival Internacional de Teatro Fabuleus, em Leuven, na Bélgica.
Como pianista acompanhador tem acompanhado em várias instituições tais como a Juventude Musical Portuguesa, a Fundação Musical dos Amigos das Crianças e Academia de Amadores de Música. Trabalhou também na Escola de Dança do Conservatório Nacional de 1998 a 2010.
Em recital tem acompanhado as solistas Ana Paula Russo, Helena Vieira, Mariana Castello-Branco, Ana Cosme, Elisabete Matos, Dimitra Theodossiu e Daniel Hope.
Tem colaborado frequentemente com diversas orquestras tais como a Orquestra Gulbenkian, a Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Metropolitana , Sintra Estudio de Opera, Camerata Vianna da Mota e Camerata Atlântica, assim como com o Coro Lisboa Cantat, Coro da Universidade Nova de Lisboa, Coro Capela Nova, Coro D. Luiz e Coral de São José.
Em 1997 iniciou a sua colaboração com o Teatro Nacional de São Carlos, onde se fixou e exerce atualmente as funções pianista na Orquestra Sinfónica Portuguesa, de maestro correpetidor e assistente do maestro João Paulo Santos.
Dirigiu e coordenou o projeto Coro Juvenil de Lisboa de 2011 a 2020 e atualmente é maestro e diretor artístico do Ensemble São Bernardo.