Temporada de Concertos Antena 2
22 Novembro | 19h00
Auditório do Liceu Camões
Entrada gratuita
Gonçalo Sousa & Joana Barata
Recital de Harmónica e Piano
Gonçalo Sousa, harmónica cromática
Joana Barata, piano
Programa
Gordon Jacob – Cinco peças em forma de Suite para Harmónica e Orquestra de Cordas (adaptação para piano e harmónica)
Caprice
Cradle Song
Country Song
Threnody
Russian Dance
James Moody – Caprice p/ harmónica e piano
L. v. Beethoven – Romance nº 2 em fá maior p/ violino e orquestra (adaptação p/ piano e harmónica)
Gonçalo Sousa – Invenção nº 1 para harmónica solo
Gonçalo Sousa – Jobiniando, em memória de Tom Jobim
Michael Spivakovsky – Concerto p/ harmónica e orquestra (adaptação p/ piano e harmónica)
Fuocoso
Romance
Scherzo
Gonçalo Sousa na harmónica cromática e Joana Barata no piano apresentam um repertório erudito na sua maioria escrito para harmónica cromática. Fazem parte deste leque compositores como Gordon Jacob, Michael Spivakovsky, L. V. Beethoven ou Brahms.
A expressividade deste instrumento incomum, a harmónica, é elevada virtuosisticamente por Gonçalo Sousa e mescla-se com a riqueza harmónica, o ritmo e a melodia do piano de Joana Barata, uma viagem por compositores como Gordon Jacob, Beethoven ou Brahms.
Transmissão direta
Apresentação: João Almeida
Produção: Anabela Luís, Cristina do Carmo
Gonçalo Filipe de Sousa | Músico e compositor que elegeu como veículo da sua expressão musical a harmónica cromática.
Iniciou os estudos musicais no Centro Musical de Cascais estudando guitarra clássica e formação musical. Entre 2002-2007 frequentou a Escola de Jazz Luís Villas-Boas Hot Clube de Portugal onde estudou guitarra e piano jazz, e paralelamente guitarra portuguesa na Escola do Museu do Fado. Em 2018 licenciou-se em Música – variante jazz pela Escola Superior de Música de Lisboa, sendo a harmónica o instrumento principal. Encontra-se, de momento, a frequentar o Mestrado em Ensino da Música também na Escola Superior de Música de Lisboa.
Nos últimos três anos gravou quatro discos como líder. Em 2019 com o seu quinteto de jazz Nova Construção – (apoio Antena 2); em 2020 com o pianista e compositor Carlos Garcia gravou o disco em duo piano e harmónica Monks na Meia Praia, em 2021 com também com Carlos Garcia gravou Ecos de Zeca (em homenagem a Zeca Afonso); em 2022 gravou ao vivo no Hot Clube de Portugal o disco Gonçalo Sousa Quarteto – Um Sorriso para o Toots (homenagem a Toots Thielemans) para a label Hot Clube.
Tem participado em diversos festivais e nos principais palcos da cena jazz em Portugal, assim como em álbuns que vão desde o jazz, ao fado, à música cabo-verdiana, ao pop ou worldmusic, tendo atuado no Brasil, Argentina, França, Chile, Espanha e Cabo Verde.
Realizou duas residências artísticas, em Cabo Verde em 2018 pela Sons da Lusofonia, e em 2019 nos Açores na Ilha de Santa Maria “Anticlone”.
Lidera o Gonçalo Sousa Quinteto “Nova Construção”; o quarteto de homenagem a Toots Thielemans – Gonçalo Sousa “Um Sorriso para o Toots”; co-lidera os projectos “Monks na Meia Praia” duo com o pianista e compositor Carlos Garcia; o projeto “Entre Pontes” – música erudita com a pianista Francesca Guajeri; “Pela Rua Fora” com o guitarrista Cláudio Alves e percussionista argentino Sebastian Scheriff; “Passeando em tom Jobim” com o guitarrista de 7 cordas brasileiro Gabriel Selvage.
Tem se apresentado também como solista (repertório erudito escrito para orquestra) com a Orquestra Filarmonia das Beiras.
É membro do quinteto de latin jazz de Maria Anadon; do grupo de cante/fado Luís Trigacheiro, do quinteto de jazz de Francisco Costa Reis e do quinteto de jazz de Nanã Sousa Dias. Tem tocado e gravado com vários artistas do rock, pop, fado, música brasileira e africana, tais como Rui Veloso, Marco Rodrigues, Valéria Carvalho, Ala dos Namorados, Luís Trigacheiro, Susana Travassos, Marco Oliveira, Tatanka, Jon Luz, Tabanka Djazz, Don Kikas, Danny Silva ou Eduardo Paim.
Joana Barata, natural de Lisboa, iniciou o estudo de piano aos cinco anos de idade. Estudou na Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo, em Linda-a-Velha, com Mariana Cruz; na Academia Nacional Superior de Orquestra (Orquestra Metropolitana de Lisboa), com Alexei Eremine no curso de Piano para Música de Câmara e Acompanhamento, tendo terminado a Licenciatura em Piano na Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo, no Porto, na classe de Madalena Soveral, pela qual obteve o Prémio Engenheiro António de Almeida. Em Música de Câmara teve como orientadores Paul Wakabayashi e Ryszard Woycicki, entre outros. Paralelamente participou em cursos de aperfeiçoamento quer a solo quer em formações de câmara.
Apresentou-se e duo com flauta no Clube Literário do Porto (2007-2009); desempenhou a função de pianista na produção operática em cena de Março a Junho de 2009 d’A Companhia de Teatro do Algarve – “Efeito Imediato”, com encenação de José Lourenço; fez co-repetição do Fantasma da Ópera na sua estreia em Portugal (2019) com encenação de Pedro Ribeiro. Colaborou com a OML no Atelier de Ópera desde 2014 na preparação de óperas de Mozart, apresentando-se em várias salas da área metropolitana de Lisboa. Integrou a Banda dos Bombeiros de Loures e Torres Vedras ao interpretar Carmina Burana de Carl Orff.
Organiza o ciclo de concertos da Ulgueira (Sintra, Colares) desde a sua primeira edição em 2008, tendo este sido em 2011 integrado no Festival de Sintra.
É regularmente pianista convidada em alguns festivais como Festival Internacional de Trompete Almost 6, Festival Internacional de Saxofone de Palmela, Concurso nacional cidade do Montijo, Verão Clássico.
Trabalhou como pianista acompanhadora em várias escolas de música, das quais se destaca o Conservatório de Música do Porto, a Academia de Música de método Suzuki – a pauta (2007-2010) em concursos, concertos e recitais, o Conservatório de Música D. Dinis (2010-2017) e a Escola Superior de Artes Aplicadas (I. P. Castelo Branco).
Atualmente colabora com o Ensemble MPMP, com o qual realiza estreias absolutas e gravações, a Associação Musical Lisboa Cantat e a Associação Coral de Odivelas, sendo ainda pianista acompanhadora na Escola Profissional Metropolitana e na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional.
Fotos Jorge Carmona / Antena 2